Decorreu esta tarde a abertura oficial da Exposição "24 Horas de BD", que consiste numa mostra de vinte trabalhos de banda desenhada realizados por jovens, no âmbito da 8.ª Edição do evento internacional “24 Horas BD”, realizada em 2013.
Estiveram presentes o Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos e o Diretor Regional de Juventude e Desporto, bem como vários jovens e outros interessados.
Foi ainda anunciado o Vencedor desta edição - o jovem Válter Sousa, com o trabalho intitulado "Kray O Mensageiro". Em 2.º lugar ficou Constança Jesus, com "Under Ground". Seguiu-se a entrega de prémios.
A Exposição encontra-se patente ao público até ao dia 15 de novembro, no Ponto Jovem da DRJD (à Rua dos Netos) e constitui uma oportunidade de divulgação da banda desenhada enquanto forma de expressão artística, muito popular entre os jovens.
De relembrar que o “24 Horas BD” é uma iniciativa anual, que desde 2004 junta milhares de jovens em várias cidades do mundo, no desafio de criar uma história de banda desenhada de 24 páginas, em 24 horas. Este ano, participaram 43 jovens madeirenses com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, dos quais dois concluíram o desafio.
De entre a diversidade de trabalhos realizados, destacam-se diferentes estilos de desenho, pautados por uma inspiração na banda desenhada japonesa, com histórias escritas em português e inglês.
Os trabalhos finalistas foram integrados num concurso, com uma componente de votação do público no facebook da Direção Regional de Juventude e Desporto e de um júri da organização, que apurou o vencedor.
A realização deste evento de banda desenhada resulta de uma parceria entre a Livraria Sétima Dimensão e a Portugal Telecom, cujo apoio se traduziu no suporte artístico e técnico, assim como na atribuição de prémios aos jovens artistas vencedores.
O álbum de fotografias encontra-se disponível aqui.