A Europa tem, mais do que nunca, que estar ao lado dos seus jovens. O seu presente e o seu futuro estão, como nunca, em jogo, neste momento de crise.
De Madrid a Atenas, de Berlim a Amesterdão ou de Nicósia a Lisboa, as situações variam. Mas para uma grande parte dos milhões de jovens europeus, concluir ou financiar os estudos, encontrar não só um emprego ou um estágio mas um contrato de trabalho, lançar o seu próprio projeto, a sua própria atividade, viver de forma autónoma, arrendar um apartamento, é uma odisseia. Para muitos, é mesmo literalmente impossível.
À recessão económica que grassa na Europa, compete à UE responder com políticas de apoio ao emprego jovem, em todos os setores. Esta é uma das condições para que os jovens possam encarar o futuro de olhos nos olhos. Esta confiança no futuro é uma condição para que os jovens possam lançar-se, ousar, inovar, assumir riscos.
A União propõe aos jovens europeus, entre si, independentemente da sua qualificação, da sua situação, da sua origem, falar de tudo isto, cruzar experiências, apontar as alternativas e as propostas positivas.
Pretende-se um diálogo aberto, uma deliberação entre aqueles que têm um emprego, que encetam a sua vida profissional, e os jovens ainda estagnados no trabalho precário, no desemprego. Todos os jovens têm histórias ricas em ensinamentos e as propostas que formularem em conjunto são preciosas.
Estas questões e propostas comuns serão depois debatidas, na presença dos representantes eleitos, num grande fórum de jovens europeus, em maio próximo.
Um projeto europeu mais solidário e mais sustentável, mais cooperativo, mais atento à sua juventude, tem que contar com a tua participação!
» O QUE PRECISAS SABER...
A Ágora dos Cidadãos do Parlamento Europeu sobre o Desemprego Juvenil visa reunir jovens de toda a Europa para debater os desafios com que o mercado de trabalho europeu se confronta neste momento. Serão convidados para esta conferência dois jovens de cada Estado-Membro da União Europeia, com idades entre os 18 e os 30 anos – um deve estar empregado e o outro desempregado. Estes jovens participarão num debate com colegas de outros Estados-Membros, que será assistido por peritos, nomeadamente sobre uma série de assuntos especificamente relacionados com o desemprego juvenil. As recomendações resultantes desta Ágora dos Cidadãos serão comunicadas aos decisores europeus.
Como participar?
Os participantes na Ágora dos Cidadãos sobre o Desemprego Juvenil devem ter entre 18 e 30 anos e residir num dos 28 Estados-Membros da UE. Dado que os debates serão efetuados em inglês, francês, alemão ou espanhol, é fundamental que os participantes sejam capazes de intervir numa destas línguas. Está igualmente prevista uma interpretação passiva para o grego, o italiano, o português e o polaco, o que significa que os participantes poderão acompanhar o debate nestas línguas. No entanto, devem ser capazes de intervir no debate numa das quatro línguas supracitadas (inglês, francês, alemão ou espanhol).
Quem estiver interessado em participar deve preencher o formulário de candidatura até 6 de setembro de 2013 (novo prazo). Os interessados devem estar autorizados a viajar, uma vez que certas agências de emprego podem impor restrições a este respeito. O Parlamento Europeu pode proporcionar aos participantes um certificado de participação.
As despesas de transporte e de alojamento de todos os participantes serão cobertas pelo Parlamento Europeu.
Todas as informações aqui.
Fonte: Parlamento Europeu (adaptado)