O Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, ou simplesmente Dia da Madeira, é celebrado a 1 de Julho e comemora a autonomia que Portugal concedeu à Região Autónoma da Madeira na Constituição Portuguesa de 1976. O feriado é assinalado em toda a Região com lançamentos de foguetes e girândolas de fogo, a sessão solene da Assembleia Legislativa Regional, cerimónia de imposição de insígnias honoríficas madeirenses e a missa solene e Te Deum na Sé do Funchal. Embora seja comemorado oficialmente só na Madeira, os cidadãos e emigrantes madeirenses comemoram-no no mundo inteiro.
O programa de comemorações inicia-se já amanhã, dia 29 de junho, com um concerto no Parque de Santa Catarina – Funchal. A Banda Militar da Madeira, a Orquestra de Sopros, o Ensemble Vocal Regina Pacis, o Coro Infantil e e o Coro Juvenil da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos serão os primeiros a abrir o palco das comemorações. Este evento contará ainda com a participação de alunos e professores de música de escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico da Região. Este concerto será dirigido pelo maestro Aquilino Silva e pela Sargento-Chefe Emídio Costa.
No dia 30 de junho, o Parque de Santa Catarina volta a ser palco para mais um concerto, desta vez pela Orquestra de Bandolins da Madeira: O maestro será Eurico Gomes e os solistas serão Cláudia Sousa, Vânia Fernandes e Carlos Guilherme.
Na segunda-feira, Dia da Região, as comemorações iniciam-se às 08h00, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, com uma salva de foguetes e girândolas. A sessão solene da Assembleia Legislativa da Madeira terá lugar no centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a partir das 11h00.
Sete agraciados
Este ano, o Governo Regional vai distinguir sete personalidades durante a cerimónia de imposição de insígnias honoríficas madeirenses: Padre Alexandre João Mendonça da Canha; Ana Paula Anjo Franco Nunes; Cónego António Rodrigues Rebola; Dalila da Conceição Gomes Henriques de Freitas; José Vicente Sousa Franco; Juvenal de Abreu e Marcos Marques Rosa.A Missa Solene e Te Deum, com a participação do Coro de Câmara da madeira e da Orquestra Clássica da Madeira, acontecerá pelas 18h00, na Sé Catedral.
O encerramento das comemorações terá lugar no Parque de Santa Catarina, a partir das 21h30, com um concerto pela Orquestra Clássica da Madeira, com o maestro convidado Rui Pinheiro e o solista Luís Rodrigues.
Na diápora madeirense, este dia será assinalado com a presença do secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Manuel Freitas, nas comemorações na África do Sul, e do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, junto da comunidade madeirense na Republica Bolivariana da Venuzuela.