O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, e a Zona Militar da Madeira vão protagonizar o 1.º Concerto das Comemorações do “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, no próximo dia 29 de Junho (sábado) pelas 20h00 no Parque de Santa Catarina com o principal propósito de aproximar a população da Madeira a estas comemorações oficiais através de concertos ao ar livre.
Após um ano de interregno, as duas instituições anteriormente referenciadas voltam a reunir-se para produzir aquele que será o primeiro momento artístico das comemorações, no presente ano. Serão protagonistas a Banda Militar da Madeira, a Orquestra de Sopros, Coros Infantil, Juvenil e Ensemble Vocal Regina Pacis da DRE/Educação Artística. Com base nas calorosas críticas do formato já realizado em anos anteriores subirá ao palco um grande coro formado por 240 crianças de diversas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Região para interpretar algumas obras do programa. Igualmente irão participar neste concerto 42 professores de Música da RAM, na qualidade de coralistas.
O programa proposto incidirá sobretudo sobre diversos temas ligeiros, bem conhecidos do público, como forma a estabelecer um ambiente de empatia entre plateia e intérpretes. Das diversas obras que serão interpretadas destacamos Moment for Morricone (de Enio Morricone e arranjo de Johan Meij); Dom Solidom (Popular portuguesa com arranjo de Aquilino Silva) e Swing Low, Sweet Chariot (de Walli Willis) & Oh! Happy Day (de Edwin R. Hawkins)
A direcção musical será repartida pelos maestros: Sargento Chefe Emídio Costa (Banda Militar da Madeira) e Maestro Aquilino Silva (Orquestra de Sopros da DRE/Educação Artística). A direção dos coros é da responsabilidade da maestrina Zélia Ferreira Gomes e do Professor José Carlos Bago d`Uva.