Há 34 anos, o Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional de Educação/Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia tem vindo a apostar na educação pela e para a Arte, no ensino genérico, cujos resultados são expressos em inúmeros contextos e momentos – dentro e fora do espaço escolar. Hoje estes projetos são case study em centros de investigação nacionais e internacionais, já com vários artigos publicados em revistas científicas.
Neste discorrer de ideias, surge a Semana Regional das Artes a qual irá decorrer de 16 e 22 de junho de 2014 (segunda a domingo), uma vez mais integrada no Festival do Atlântico, numa organização da SRT. Uma cooperação institucional que se realça como um bom exemplo a seguir. Esta semana compreende momentos diversificados em termos de práticas artísticas, a saber: Festa no Jardim; Encontros de Modalidades Artísticas (expressão dramática/teatro, dança, música, artes plásticas); ESCOLartes (ex:MUSICAebs), exposição e concurso regionais de expressão plástica – a decorrer em vários espaços da baixa do Funchal e Madeira Tecnopolo.
Com a envolvência da grande maioria das escolas do 1.º CEB, e dos 2.º e 3.º CEB e secundário, passarão pelos vários palcos milhares de alunos que partilharão, também, aqueles espaços com outras formações artísticas e grupos oficiais da Direção Regional de Educação/Educação Artística, dinamizando 30 espetáculos/intervenções artísticas ao longo da semana, envolvendo mais de 4.000 presenças em palco.
A apresentação dos espetáculos será realizada pela Equipa de Animação da DSEAM, que irá estrear também uma história no espetáculo “Festa do Jardim”, designada de "Vermelho lá vai violeta! - A força das cores”.
De entre os principais momentos destacamos:
- Abertura Oficial – Teatro Municipal Baltazar Dias – 16 de junho(segunda-feira), às 15h30;
- Festa no Jardim – (espetáculo com crianças dos estabelecimentos de educação pré-escolar) no Jardim Municipal;
- Modalidades Artísticas – (espetáculos de expressão dramática/teatro; dança, canto coral; instrumental e cordofones tradicionais madeirenses) na placa central da Av. Arriaga, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Jardim Municipal;
ESCOLartes – Madeira Tecnopolo - espetáculos de simbiose artística na sala Ursa Maior – 19 e 20 de junho, pelas 15h00. No primeiro dia, teremos um número único, denominado Lendas e tradições da nossa terra, no qual se procura retratar a história do povo madeirense, das suas raízes, da sua cultura. Neste espetáculo, participam alunos de 22 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, sob a orientação de 19 professores. Ainda neste dia teremos a participação da escola Básica e Secundária de Santa Cruz com a interpretação vocal, instrumental e coreográfica de um tema original, composto pelos alunos, designado Ser jovem.
No segundo dia, teremos um musical, denominado América… um mundo de estilos no qual se procura ilustrar o surgimento de diversos estilos musicais, culminando na atualidade. Participam neste espetáculo, alunos de 24 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, orientados por de 16 professores.
Nota: Para estes dois espetáculos será cobrado um valor simbólico pelos ingressos, de 1,00€ para alunos e de 2,00€ para o público em geral. Os ingressos estão à venda na DSEAM, Travessa do Nogueira, 11, na Loja do Cidadão (Balcão da SRE) e no dia dos espetáculos, a partir das 14h00 na bilheteira do Madeira Tecnopolo. A produção deste evento está a cargo da Associação Regional de Educação Artística.