Unidades de Ensino Especializado
As Unidades de Ensino Especializado são um recurso pedagógico especializado dos Estabelecimentos de Educação e Ensino, constituindo-se como uma resposta educativa diferenciada que visa apoiar a educação dos alunos com problemas graves de cognição e situações de multideficiência, associados a limitações sensoriais ou motoras, ou de surdocegueira congénita, permitindo a participação activa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivência de experiências de sucesso. Estas unidades permitem responder adequadamente à diversidade das necessidades educativas destes alunos possibilitando a implementação de respostas educativas que os ajudem a participar o mais ativamente possível nas aprendizagens e a sentirem-se aceites no grupo de pares e na comunidade a que pertencem. Além disso, estes alunos necessitam que as respostas educativas criem oportunidades para poderem alargar as relações sociais e as amizades (nomeadamente com os seus pares, com e sem necessidades especiais), aumentar os conhecimentos acerca do mundo que os cerca e de modo a que possam fazer aprendizagens significativas (aprendizagens interessantes, motivadoras e úteis), ser autónomos, o mais possível, em termos pessoais e sociais e ter uma melhor qualidade de vida, tendo sempre em conta, que essas mesmas respostas educativas devem ser diferenciadas e organizadas de modo a adequarem-se à singularidade de cada um.
Constituem então objetivos das Unidades de Ensino Especializado:
- Promover a participação dos alunos com multideficiência e surdocegueira nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;
- Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos;
- Assegurar a criação de ambientes estruturados, securizantes e significativos para os alunos;
- Proceder às adequações curriculares necessárias;
- Adotar opções educativas flexíveis, de caráter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família;
- Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia e da orientação e mobilidade aos alunos que deles possam necessitar;
- Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.
Na Região Autónoma da Madeira existem as seguintes Unidades de Ensino Especializado, no presente ano letivo:
- Escola EB1/PE da Achada;
- Escola EB1/PE do Lombo Segundo;
- Escola EB1/PE Dr. Santos Costa (Machico);
- Escola EB1/PE de Câmara de Lobos;
- Escola EB1/PE do Garachico;
- Escola EB1/PE da Ribeira Brava;
- Escola EB1/PE da Boaventura.
No próximo ano letivo perspetiva-se a abertura de mais Unidades de Ensino Especializado, a saber:
- Escola EB1/PE de Santa Cruz;
- Escola Básica e Secundária Dr. Maurílio Dantas (Câmara de Lobos);
- Escola Básica e Secundária Dra. Lucinda de Andrade (S. Vicente).