O CRAE é um centro de recursos e avaliação especializada em tecnologias adaptadas para os serviços de educação ou outros serviços da administração pública. Após avaliação especializada pela equipa podem ser cedidos temporariamente, produtos de apoio/ajudas técnicas para: mobilidade, posicionamento, autonomia pessoal, desporto, comunicação, informação, sinalização, escrita, leitura, (incluindo software adaptado, equipamento informático adaptado e equipamento de videoconferência entre outros). Os produtos de apoio/ajudas técnicas são cedidos por ano lectivo, com possibilidade de renovação, após reavaliação.
No menu lateral Anexos terá acesso ao documento Pedido de Avaliação de Tecnologias Adaptadas.
O CRAE realiza avaliações das condições de acessibilidade e mobilidade de estabelecimentos de educação e ensino ou de outros serviços que solicitem.
No menu lateral Anexos terá acesso ao documento Inquérito de Acessibilidade nos Estabelecimentos de Ensino.
O centro de recursos disponibiliza conteúdos em formatos acessíveis para alunos ou outras pessoas com necessidades especiais que frequentam os ensinos básico, secundário e pré-escolar, cursos de formação profissional ou outro tipo de apoio especializado, bem como materiais de apoio à docência. Podem ser disponibilizados os conteúdos necessários ao acompanhamento do currículo dos alunos com NEE, nomeadamente, fichas de avaliação formativa e sumativa, fichas de trabalho, à excepção dos manuais escolares. Os pedidos têm de ser realizados por correio electrónico (anexos em. doc, txt ou. xls) e devem ser enviados pelo menos com 10 dias de antecedência (áudio, Braille, negro, relevos) e 20 dias (ampliação, digital, SPC e modelos tridimensionais), para: daat.dre@madeira-edu.pt
No menu lateral Anexos terá acesso ao documento Pedido de Material.