Tendo em conta as especificidades e objetivos dos CAO’s, as atividades são orientadas e desenvolvidas partindo das competências já existentes nos jovens, privilegiando a componente prática e vivencial das situações, que se concretizam através da participação e realização de diversas atividades ocupacionais.
Assim, no CAO Câmara de Lobos existem três áreas essenciais ao nível das atividades ocupacionais, nomeadamente a de Têxteis, Atividades de Vida Diária/Cozinha e Artes Criativas (que conta com apoio do docente de EVT). Nestas áreas aplica-se uma dinâmica de rotatividade trimestralmente. Existem também as atividades mais específicas que são as de educação física e educação musical.
Na área dos têxteis, são elaborados todo tipo de trabalhos manuais como a tecelagem, bordado, crochet e tricô, pintura em tecido, bijutaria, ponto cruz e trabalhos de costura.
Nas artes criativas, são realizadas artigos decorativos e acessórios diversos utilizando técnicas de moldagem, pasta de papel, pintura e trama, tendo como objetivo a reciclagem e reutilização de materiais.
Nas Atividades de Vida Diária e Cozinha os utentes têm a possibilidade de aprender a fazer pequenas refeições, preparar lanches, confeção de doçarias, bem como a realização de pequenas tarefas domésticas como colocar a mesa, lavar e arrumar a loiça, arrumação e limpeza dos espaços, tratamentos de roupas, etc.
Para além destas atividades, todos os utentes participam nas atividades de música onde ensaiam dinamizam peças musicais, aprendem a tocar instrumentos e a dramatização de pequenas peças de teatro e coreografias para os desfiles em que participam a nível concelhio. Atualmente desenvolvem também um projeto denominado Grupo Folclórico de Cª Lobos, onde se desenvolve a prática do “bailinho” para atuações e outros eventos.
A modalidade de educação física permite aos jovens a prática de diversas atividades desportivas, nomeadamente, Canoagem, Boccia, Natação e Caminhadas.
Para além destas, são realizadas com todos os utentes treino de competências pessoais ao nível da higiene (banho, saber vestir, calçar, pentear, …) e sociais (saídas ao café, idas ao supermercado, …), visitas de estudo e de lazer, as quais permitem a aquisição de novos saberes, autoestima e autonomia pessoal.