O Clube de Montanha do Funchal organiza, de 23 a 26 de maio de 2013, a 5ª edição do MIUT - Madeira Island Ultra Trail, numa ilha que oferece condições ímpares para a prática desta modalidade.
Em vez dos tradicionais três percursos, a organização oferece quatro (UT115, UT85, Trail Município do Funchal e Trail Sportlife).
Atendendo às muitas solicitações e também por uma questão de logística, alterou-se uma vez mais o sentido da prova, com partida em Porto Moniz (UT115 e UT85) e meta na ponta leste da ilha, em Machico.
A grande novidade prende-se precisamente com a oferta do UT115, uma prova com mais distância e desnível do que a sua antecessora, e que já confere 4 pontos de acesso ao UTMB. Está integrada no Circuito Nacional de Trail Running 2013, sendo simultaneamente Campeonato de Portugal de Trail Running. Manterá uma grande parte do perfil do anterior UT100, mas com uma incursão ao vale do Curral das Freiras, com passagens pelo Curral Jangão, Chão da Relva, Fajã Escura, vereda da Fajã Capitão e subida até à Boca das Torrinhas onde deriva à direita, já na conhecida vereda que liga a Encumeada ao Pico Ruivo. Uma prova de nível de exigência extremo, só aconselhável aos ‘duros do pelotão’, ou seja, aos atletas habituados e com elevada capacidade de superação.
A prova UT85, também ela uma travessia, prescindirá de algumas grandes descidas e subidas da UT115 e será o mais direta possível em direção a Machico. Uma prova de nível de exigência elevado, só aconselhável aos atletas com algum background.
Já a prova Trail Município do Funchal, na ‘distância maratona’, terá o seu início nas imediações do Pico do Areeiro, sendo maioritariamente a descer. A requerer dos atletas algum treino específico.
Finalmente, o Trail Sportlife, é uma prova para participantes que pretendam iniciar-se nesta modalidade. Sairá da zona da Portela, com um perfil maioritariamente plano e a descer.
Site oficial: http://madeiraultratrail.com/.
Fonte: Clube de Montanha do Funchal (adaptado)