Os procedimentos necessários e legalmente exigidos para a aquisição dos manuais escolares e livros de fichas iniciaram-se, tal como nos anos anteriores, no mês de maio de 2012, com a escolha dos manuais, feito nas Escolas. O processo de apuramento mais pormenorizado dos alunos com apoio da Acção Social Escolar e respectivo escalonamento, para o ano lectivo de 2012/2013, só foi consolidado nos primeiros dias de Setembro, com o regresso dos docentes às escolas.
Apenas no dia 20/09/2012, foram emitidos os números de compromisso, agora necessários, por efeito da nova Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso (LPCA). Nessa altura, garantidos os fundos necessários (21/09/2012) procedeu-se à requisição dos manuais e livros de fichas adjudicados às editoras que responderam ao nosso convite para o fornecimento dos bens referidos.
A Editora “Leya”, que, previamente recusou o fornecimento ao Governo Regional, criou uma situação de algum prejuízo dos alunos cujos manuais eram desta editora. Estes sofrem uma penalização acrescida, no que se refere ao prazo de disponibilização dos mesmos. Isto porque, neste caso, foi necessário proceder a uma aquisição mais complexa e demorada (um procedimento aquisitivo, com prazos legais acrescidos) a livreiros locais que, por sua vez, também tiveram problemas relacionados com os pagamentos, exigidos em avanço, pela mesma editora.
Todos os restantes alunos, com livros de outros editores começaram já no dia 25 de outubro a receber dos seus manuais, aguardando-se que, nos próximos dias, também a Papelaria do Colégio possa começar a entregar os títulos editados pela “Leya”.