Durante a tarde de ontem, decorreram, na Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, reuniões de conciliação de processos negociais de contrato coletivo de trabalho (CCT) do setor de Escritórios e Serviços e CCT do setor dos Retalhistas de Víveres da Região Autónoma da Madeira, perante o impasse negocial verificado. Estes encontros envolveram o SITAM – Sindicato dos Trabalhadores de Comércio e Serviços da RAM, a ACIF – Associação Comercial e Industrial, bem como a ACS – Associação do Comércio e Serviços.
As partes negociadoras dos referidos processos, no atual contexto de dificuldades económicas, convergiram na necessidade de contenção e não agravamento das atuais condições, tendo sido possível abordar a situação da negociação coletiva nos referidos setores, com avaliação de proposta para alguns acertos (nomeadamente no que se refere a clausulado), de forma a ponderar eventuais ajustamentos.
As entidades negociadoras – Sindicato e Empregadores – analisarão a proposta de conciliação apresentada, circunscrita a acertos ao nível do subsídio de alimentação, tendo ficado agendada nova reunião em sede conciliatória.