Após a realização das duas edições anteriores dos jogos escolares no Porto Santo, que contou com mais de três centenas de alunos, surge a terceira edição deste evento designada “Porto Santo 2017 - Jogos Escolares da Aventura”.
Este evento foi organizado por níveis de ensino: de 26 a 28 de junho, para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico; de 28 a 30 para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Esta atividade proporcionou a 373 alunos (229 do 1.º ciclo do ensino básico e 144 dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) da ilha da Madeira e do Porto Santo, um leque diversificado de atividades lúdicas e desportivas desenvolvidas ao ar livre, do mar à serra. Ao longo da última semana do mês de junho, os alunos puderam experimentar diversas atividades, tais como: circuito de canoagem, desportos radicais (slide e travessia de obstáculos), orientação, prova de aventura, circuitos de habilidade, jogos aquáticos, jogos estratégicos, entre outras.
Esta experiência não foi meramente desportiva, pois proporcionou também, a muitos destes alunos, a oportunidade de passar três dias fora do seu ambiente familiar, viajando e pernoitando juntos, fazendo as refeições em grupo, apelando ao elevado sentido de responsabilidade, respeito e cooperação entre si e com corajosos professores que abraçaram este projeto.
Desta forma, contribuímos, uma vez mais, para a educação das crianças e dos jovens através dos valores que o desporto e as manifestações desportivas podem propiciar, potenciando a sua formação pessoal e social numa perspetiva integral.
O programa incluiu um conjunto de atividades de experimentação para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um modelo competitivo denominado “Jogos da Aventura” para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Os “Jogos da Aventura” foram estruturados em três etapas competitivas que abrangeram atividades de diversas vertentes, associando o mar e a serra, subdivididos em três categorias: categoria 1 - alunos nascidos em 2006 e 2005 (11 e 12 anos); categoria 2 - alunos nascidos em 2004, 2003 e 2002 (13, 14 e 15 anos) e categoria 3 - alunos nascidos em 2001 e anteriores (16 anos ou mais). Foram assim criadas equipas de quatro alunos, nas categorias acima referidas, independentemente do género.
CLASSIFICAÇÕES:
Categoria 1:
1º. Royal Clash (Porto Santo)
2º. Os Marinheiros (Caniçal)
3º. “Os Melhores” (Porto Santo)
Categoria 2:
1º. Avantic (Ponta do Sol)
2º. Campanário 2 (Campanário)
3º. Kaniço (Caniço) e Campanário 1 (Campanário)
Categoria 3:
1º. Hellrais (Ponta do Sol)
2º. Papaleguas JM (Jaime Moniz) e Until Dawn (Ponta do Sol)
3º. XBN (Porto Santo)
Para celebrar esta atividade e como momento de descontração das equipas, a organização, em conjunto com o Bar do Henrique, preparou uma After Party neste local, no dia 29 de junho, às 22h00, com boa música e animação, ao som do Dj PETE KABOOM.