Desde o dia 25 de março que tem vindo a decorrer o “Ateliê de Escrita Criativa” na biblioteca do Conservatório – Escola Profissional das Artes Eng.º Luiz Peter Clode.
A biblioteca do CEPAM lançou o desafio a toda a comunidade escolar de construir «mundos» e as suas histórias, criar personagens e dar-lhes vida, jogar com as palavras e os seus sentidos, desafiar regras e experimentar olhar para o que escrevemos de forma diferente. O desfio foi aceite por 13 participantes entre os 5 e os 9 anos, por 10 participantes entre os 10 e os 13 anos e por 20 participantes entre os 14 e os 20 anos.
Propôs-se ao longo de 4 sessões, explorar alguns caminhos possíveis para passar das ideias à escrita. Com estímulos diversos e exercícios simples ou mais elaborados, fazer um caminho que vai das palavras e ideias soltas até aos textos mais estruturados, com o objetivo de criar pequenas histórias e manter a chama criativa sempre acesa.
O objetivo desta atividade passa por descobrir o que é a escrita criativa; conhecer e experimentar os vários tipos de escrita; desenvolver a criatividade, imaginação e sensibilidade, usando técnicas individuais e de trabalho conjunto; dinamizar atividades que promovam a escrita como uma atividade divertida e lúdica; experimentar as palavras e verificar a sua adequação em vários contextos; aprender a olhar, observar e escrever sobre factos vividos e conhecidos; desenvolver a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da ortografia; identificar dificuldades da escrita, agindo para as superar; desbloquear a criatividade: escrita lúdica, escrita automática e escrita com estímulos rápidos; promover a sociabilidade, a integração e o trabalho em grupo.
A primeira sessão realizou-se no dia 25 de abril em que três grupos de trabalho elaboraram textos criativos através de dicas sorteadas em cartões. Os trabalhos encontram-se expostos na entrada do CEPAM.
A segunda sessão decorreu no passado sábado, dia 29 de abril. Os participantes escreveram poemas tendo como mote os cheiros e as texturas de diferentes elementos (anis, hortelã, flores, café, etc.).
As próximas sessões decorrerão nos dias 27 de maio e 17 de junho com as dinamizadoras Natália Ferreira e Helena Aldinhas.
Notícia enviada pela dinamizadora Helena Aldinhas