No âmbito da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, a DRE desafiou as escolas do 1.º ciclo do ensino básico a promover um debate subordinado às temáticas dos direitos das pessoas com deficiência, da igualdade de oportunidades e da inclusão, colocando, assim, estes assuntos na ordem do dia. Para o efeito, a escritora Isabel Fagundes criou o conto infantil “Alice, a Bailarina”, com ilustração de Roberto Macedo Alves, que foi facultado aos docentes titulares de turma, para ser trabalhado e explorado junto dos alunos, culminando com a elaboração de uma mensagem ou de uma ilustração alusiva à temática.
No dia 6 de dezembro, irá decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias, entre as 9h30 e as 12h30, a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, numa atividade designada “Mural da Inclusão”.
Poderemos também assistir a dois momentos artísticos, promovidos pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, uma interpretação do tema Zita - tango de Piazzola e a interpretação do tema "Como é Bom Sonhar" - canção vencedora do 35.º Festival da Canção Infantil da Madeira - pela aluna Júlia Ochoa. Para finalizar, irá decorrer um agradável momento de lanche convívio.
Esta atividade contará com a presença do Dr. Marco Gomes, diretor Regional de Educação, entre outras entidades.
A exposição dos trabalhos estará patente ao público entre os dias 6 e 8 de dezembro.