Está a decorrer hoje, no Centro de Juventude do Funchal, uma ação de divulgação do Erasmus+, promovida pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com o apoio da Direção Regional de Juventude e Desporto, tendo como principais destinatários as Escolas da RAM.
O roteiro de sessões de divulgação percorrerá vários pontos do país, arrancando hoje no Funchal, e incide sobre as oportunidades que o Programa Erasmus+ oferece às instituições que organizam atividades apoiadas pelo Programa. A mobilidade para fins de aprendizagem e a cooperação entre os diferentes atores para promover a inovação e o intercâmbio de boas práticas são oportunidades oferecidas por este programa europeu.
A sessão de abertura contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes; da Diretora de Serviços de Juventude, Rosária Sardinha e do representante da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Manuel Fernandes.
O Governo Regional pretende desta forma potenciar a mobilidade para fins de educação e aprendizagem, aumentar as competências cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, professores e comunidade educativa em geral, aprofundar o trabalho em rede com outros quadros de referência educativa, a nível europeu, sensibilizar para o aumento do conhecimento, através de experiências multiculturais, baseadas na partilha, trabalho em equipa e no contacto com outras culturas e países, reforçar a consciência europeia, o diálogo estruturado e um maior contacto com os processos de decisão, capacitar e valorizar o quadro docente das escolas da RAM e elevar o capital dos jovens estudantes, enquanto modelo educativo de referência.
Para dinamizar a envolvência dos madeirenses nos diferentes projetos europeus, Jorge Carvalho anunciou a criação de uma unidade de apoio na Direção Regional da Juventude e Desporto (DRJD), com enfoque na implementação de clubes europeus nas escolas da RAM.
Ao longo do dia decorrem vários grupos de trabalho dedicados ao ensino escolar, ensino e formação profissional, ensino superior e educação de adultos, bem como a apresentação de boas práticas.
Em anexo pode aceder ao álbum de fotografias e rever a reportagem da RJM.