A poesia fez-se ouvir, no dia 21 de junho de 2016, pelas quinze horas e dez minutos, na Biblioteca da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, no âmbito das atividades do projeto “Baú de Leitura” e Serviço de Biblioteca da Escola.
A junção entre a literatura, a música e a pintura tornou a tarde mais bela e sublime. O grupo de participantes foi diverso e inspirado pelas palavras dos seus poemas, declamaram-nas ao som do violino da Sofia (8/4) e da flauta do Mateus (8/4), enquanto a Mariana (8/4) delineava algumas cores na sua tela, infundidas nas melodias que por ali passavam.
A atividade iniciou-se com uma breve apresentação da origem das tertúlias (Paulo André 8/4), seguida da leitura do poema “Ser Poeta” de Florbela Espanca (Duarte, Lucas, Marco e Paulo Dinis, do 8/4), igualmente cantado pela bela voz da aluna Neuza (9/2). Seguiram-se as diversas declamações pelos docentes Graciela Silva, Marta Rodrigues e Daniel Quintal, pela dr.ª Helena Pereira, dr. José Alberto, pelo sr. Paulo Gouveia e sr. Francisco, pelas alunas Gabriela e Laura Gracinda (8/4) e por fim o agradecimento a todos os convidados pelas organizadoras da Tertúlia Poética, dr.ª Lúcia Freitas e professora Carla Nicolau. No público estiveram presentes alunos do 8/4, alguns encarregados de educação e o Presidente da Associação de Pais.
Obrigada a todos.
Notícia enviada pela dinamizadora Carla Nicolau
A poesia é “coisa tão delicada que só vive de ritmo e de harmonia”(Florbela Espanca).