O Conselho de Juventude da Madeira, órgão de consulta do Senhor Secretário Regional de Educação, reúne ordinariamente no próximo sábado (18 de junho), pelas 9h30, no Centro de Juventude do Funchal.
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ), pessoa coletiva que congrega as diversas organizações de juventude representativas de vários setores da vida juvenil a nível nacional, associa-se a esta reunião magna, com vista a implementar na Região Autónoma da Madeira o processo de Consulta Pública Nacional da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030.
A Agenda 2030 apresenta uma visão abrangente e ambiciosa, estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, através de uma abordagem global, integrada e inclusiva do Desenvolvimento.
Tendo a Agenda 2030 sido aprovada em setembro de 2015, na Cimeira para o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, importa nesta fase efetuar uma mobilização de esforços de todas as entidades (públicas, privadas e da sociedade civil) que, trabalhando em diferentes domínios, a nível nacional e internacional, têm como objetivos comuns contribuir para a erradicação da pobreza, a promoção dos Direitos Humanos e a sustentabilidade do nosso planeta.
De entre as competências do Conselho de Juventude da Madeira, destacam-se a análise de questões relacionadas com a integração social dos jovens, bem como o acautelar dos seus direitos, na definição das políticas que lhes digam respeito.
Neste sentido, sendo este órgão consultivo uma plataforma representativa de diversas entidades públicas e privadas, com atuação transversal na área da juventude, entendeu o Governo Regional de colaborar neste processo de auscultação, contribuindo de forma holística para a definição das metas que a Agenda pretende alcançar nas três dimensões do desenvolvimento: social, económica e ambiental.