Foi com casa cheia, no Centro de Estudos de História do Atlântico, que as Jornadas da Juventude chegaram hoje ao fim, com uma sessão que enfatizou a janela de oportunidades que a Europa proporciona aos jovens e os desafios que as Regiões enfrentam para se tornarem 100% Youth Friendly.
A mesa redonda foi composta por:
- Carlos Santos, formador internacional e um dos coordenadores da rede das Capitais Europeias da Juventude, que abordou um estudo sobre os municípios jovens;
- Cláudia Monteiro de Aguiar, Eurodeputada, que incidiu a sua apresentação no Relatório sobre a Juventude da União Europeia - 2015;
- e José Manuel Fernandes, Eurodeputado, que focou os Programas Europeus nas áreas da Juventude, Educação, Cultura e Formação Profissional.
Os trabalhos foram moderados por Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, e este painel constituiu um momento, por excelência, de diálogo estruturado entre os decisores políticos e os mais de 100 jovens participantes, em áreas como a juventude, a educação, a cultura e a formação internacional.
Em anexo disponibilizamos o álbum de fotografias.
O encerramento desta intensa semana de atividades foi, ainda, assinalado com o sorteio de 8 viagens ao Parlamento Europeu, gentilmente oferecidas pelas eurodeputadas madeirenses Liliana Rodrigues e Cláudia Monteiro de Aguiar.
Com as Jornadas da Juventude 2016, o Governo Regional da Madeira pretendeu colocar em evidência o trabalho salutar que tem vindo a ser desenvolvido em torno das grandes linhas estratégicas definidas pela Comissão Europeia e pelas recomendações do Livro Branco para a Juventude, em termos de políticas públicas de juventude.
As metas definidas para a Europa 2020 são, analogamente, premissas deste Executivo que, ao longo desta semana de Jornadas, relevou que o trabalho conjunto com parceiros nacionais e europeus tem sido um processo construtivo de uma nova dialética de ação, em torno de uma causa comum: a Juventude!