No âmbito das Jornadas da Juventude 2016, a Agência Nacional do Erasmus+ Juventude em Ação, com o apoio da Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, encontra-se a dinamizar uma formação internacional sobre as novas formas criativas da educação não formal, intitulado “NICE Mates - New Intervention with Creative Education”: Metodologias de Educação Não Formal”, na qual participam vinte e cinco jovens de vários países, nomeadamente de Chipre, Alemanha, Itália, Lituânia, Noruega, Eslováquia, Espanha, Turquia e Portugal, a decorrer no Hotel Baía Azul.
Este curso, que decorre de 11 a 16 de maio, conta com o financiamento da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Juventude em Ação, com a qual a Direção Regional de Juventude e Desporto habitualmente desenvolve ações de sensibilização e divulgação deste programa europeu.
A sessão de boas-vindas aos participantes decorreu hoje e contou com a presença do Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Pedro Soares, do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho e do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes. Disponibilizamos o álbum de fotografias em anexo.
Este curso de formação procura dotar os participantes de competências que lhe permitam a construção de projetos de integração em redes a nível local, regional, nacional e europeu. Será dada particular incidência às práticas inovadoras e ao desenvolvimento de parcerias estratégicas, que promovam a troca de boas práticas na área da juventude.
De entre os participantes, especial destaque para a participação de quatro jovens dirigentes associativos juvenis da Madeira, que têm a oportunidade de consolidar os seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos de mobilidade com outros países europeus, possibilitando a integração de outros jovens da nossa Região nestas ações.
Os participantes, formadores e convidados receberam uma pequena lembrança, com material promocional da Madeira e produtos regionais, uma cortesia dos nossos parceiros Direção Regional do Turismo, Vinhos Barbeito, Sociedade dos Engenhos da Calheta e Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM.