O dia 21 de março não é apenas o Dia Mundial da Árvore, mas também o Dia Mundial da Poesia. Na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, o Baú de Leitura comemorou esta efeméride no dia 13 de março, com a realização de um Concurso de Declamação de Poesia, às 15h30, na Biblioteca da escola. Esta iniciativa, na qual participaram onze alunos do 3º do ciclo, teve aproximadamente a duração de 90 minutos. Cada concorrente selecionara previamente um poema para declamar.
Os concorrentes foram avaliados por um júri diversificado: a Dra. Isabel Gouveia (Diretora do Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho), o Prof. Rafael Vares e a Sr.ª Ivone Maria Ferreira Freitas.
O júri avaliou os concorrentes em função de critérios pré-estabelecidos:
· Postura (projeção do olhar e expressão corporal);
· Fluência (articulação, respeito pela pontuação, ritmo, entoação, projeção de voz);
· Emotividade;
· Criatividade;
· Adequação das formas de arte selecionadas ao conteúdo do poema.
Consoante a sua prestação, cada concorrente foi pontuado por cada um dos elementos do júri, de 0 a 10. Seguidamente, a pontuação dos três elementos do júri foi somada e imediatamente dividida pelo número de elementos que constituía o mesmo. Dessa forma, foram apuradas as três vencedoras:
VENCEDORAS
1.º lugar:, Andreia Sofia Nunes Spínola, 8º 1 - nº 3
2.º lugar: Ana Isabel Nunes, 9º 1 - nº 5
3.º lugar: Carlota Maria dos Santos Calaça, 9º 2 – nº 3
|
As três alunas receberam um prémio. Todos os presentes receberam ainda um marcador de livros do Baú de Leitura para, aquando das suas leituras, relembrarem esta data ….
Enfim, o Dia da Poesia foi primorosamente comemorado, ambicionando-se com esta iniciativa promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo. Começando pelos nossos jovens…
Parabéns a todos os que participaram na atividade!
Notícia enviada pelas dinamizadoras Manuela Morais e Isilda Tomaz