O grupo de Português do 3º ciclo e secundário e o Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, dinamizaram no dia 20 de abril, pelas 10 horas, na sala de Sessões, o Concurso “Declamação de Poesia”.
Apesar de cinco desistências, os oito concorrentes: Filipa José Jesus Fernandes, do 7.ºA; Carlos Eduardo Silva Gouveia do 7.ºD; Vítor José Andrade Contreras, Diana José Calaça Rodrigues e Iara Lúcia Lage de Olim do 8.ºE; Caroline Teixeira Gouveia do 10.ºC; Sofia Raquel Avé Maria Freitas e Susana Cristina Gonçalves Sousa do 10.ºB declamaram poemas associados a diferentes formas de arte como a música, a imagem e a expressão corporal /dramática, perante um júri constituído pelo Vereador da Cultura, da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Rui Gouveia; a professora de Português Luísa Paixão e a Presidente da Comunidade Educativa, Yvonne Rodrigues.
O júri e o público foram surpreendidos com a emotividade, criatividade, e coragem e empenho dos discentes na declamação dos poemas escolhidos.
No final, todos receberam um certificado de participação, tendo sido apurados os seguintes concorrentes vencedores:
- 1º classificado: Iara Olim que recebeu um livro cedido pela FNAC – MADEIRA;
- 2º classificado: Vítor Contreras que recebeu um livro cedido pela Porto Editora;
- 3º classificado: Caroline Gouveia que recebeu um livro cedido pela Porto Editora.
Foi um momento em que a lírica portuguesa de diferentes poetas (Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos e Lourenço Silva), ligada a outras expressões de arte, foi homenageada com toda a sua beleza e encanto, na nossa escola!
Agradecemos a presença do público, o apoio das professoras Ana Carvalho e Susana Capelo, a disponibilidade do júri e a responsabilidade dos concorrentes!
Notícia enviada pela dinamizadora Emília Silva