Ao contrário do que está a ser anunciado não há alunos a mais nas Escolas de 1º Ciclo do Caniço.
Há sim, moradores a mais para a capacidade das escolas do Caniço. O que é muito diferente.
No entanto, a perspectiva futura é de acentuação da situação.
Assomada
PE - 75 lugares, 25 renovados, 50 vagas. 78 Moradores de 4 e 5 anos, 78.
Excedente 28.
1º Ano – 50 lugares, 2 Reduções DREER, 48 vagas. 55 moradores.
Excedente 7.
Figueirinhas
PE - 75 lugares, 14 renovados, 2 reduções, 59 vagas. 78 Moradores de 4 e 5 anos, 83.
Excedente 24.
1º Ano – 50 lugares, 1 renovado, 49 vagas. 79 moradores.
Excedente 30.
Nota: neste caso a Escola abriu, em algum esforço, uma 3ª turma de 1º ano, reduzindo os excedentes para 5. Situação irrepetível em 2009.
Caniço
PE - 95 lugares, 19 renovados, 76 vagas. Moradores de 4 e 5 anos, 144.
Excedente 79.
1º Ano – 79 lugares, 3 Renovações, 2 Reduções DREER, 70 vagas. 93 moradores.
Excedente 23.
Como se verifica, a dimensão da situação justifica urgência na construção de uma nova Escola.
Apesar de haver uma grande fatia destes moradores que, com os pais empregados no Funchal, fazem uma opção prioritária na colocação junto ao local de trabalho.
É essa vontade que é satisfeita com prioridade em relação a outros candidatos, vindos de outras escolas onde a não colocação não é problema.
É esta característica (regulamentada) que impede roturas no Caniço. Ou melhor, que torna a rotura apenas uma hipótese que não se verifica. É uma medida administrativa de enorme eficácia. É esta prioridade que equilibra a rede e a procura com a oferta. Dos excedentes acima indicados, 80% (todos os do 1º Ano) obtém uma colocação – a seu pedido – numa outra escola.
Algumas famílias, moradoras no Funchal têm manifestado alguma incomodidade perante este procedimento. Mas é necessária alguma frieza na análise: perante duas crianças concorrentes a uma vaga (deixada pelos moradores) numa qualquer escola, em igualdade de circunstâncias, a opção por aquele que não tem lugar na sua escola ou cuja colocação permite que um não colocado o passe a ser (nessa sua escola de origem) é a decisão correcta (e regulamentada).