CONTEXTO: Considerando a preocupação da SRE com as questões sociais, designadamente no que se refere à escola inclusiva, à diversificação das ofertas educativas, à necessidade de generalizar o sucesso escolar procura-se, com o “Projeto de Capacitação de Alunos”, acentuar a dimensão social da escola que perspetiva cada aluno como pessoa individual com um trajeto escolar específico e alvo de preocupações particulares. Este projeto situa-se, portanto, no âmbito da escola propiciadora de igualdade de oportunidades, que a cada indivíduo proporciona a possibilidade de sucesso em função das suas particulares características e necessidades. PROBLEMA: A conceção regional da Escola a Tempo Inteiro (ETI) que se assumiu como resposta personalizadora por integrar todos os alunos numa proposta educativa particular em função das características individuais, mas também de caráter multidimensional por abranger diferentes áreas da formação pessoal, configurou-se como um exemplo de projeto de sucesso e é proposto, atualmente, a 100% dos alunos que frequenta a escola pública na RAM. A esta conceção de oferta educativa integradora e propiciadora de formação integral multifacetada segue-se, no trajeto académico dos alunos, os 5.º e 6.º anos de escolaridade, uma oferta curricular equivalente à resposta nacional, embora acrescida da formação pessoal e social com espaço e carga horária específicos no currículo da RAM.
Neste processo de transição para o 2.º ciclo são constatadas dificuldades de integração por parte de determinados alunos, eventualmente provenientes de contextos sociais menos valorizadores do papel transformacional da escola enquanto instituição promotora de formação pessoal e social, dificuldades essas traduzidas em falta de motivação e empenhamento para com a própria escolarização e progressivo desfasamento etário face á idade ideal de frequência de cada ano de escolaridade. Na constatação deste problema e na procura da respetiva solução a Secretaria Regional da Educação pretende lançar no terreno o “Projeto de Capacitação dos Alunos”. PROJETO: O “Projeto de Capacitação de Alunos” é assumido como uma proposta de intervenção social por ter como objetivo constituir uma rede de mediadores socias com o objetivo de intervir diretamente nas escolas com os alunos e famílias que vierem a ser identificados como estando em situação de risco ao nível dos 5.º e 6.º anos de escolaridade. Trata-se, portanto, de uma iniciativa situada fora do domínio cognitivo por se considerar não ser este o problema que determina o desfasamento etário deste grupo alvo, sendo que os apoios pedagógicos acrescidos, o estudo acompanhado e outros processos compensatórios aplicados pelas escolas já constituem resposta neste contexto específico de dificuldades na obtenção de resultados escolares. Antes se procura realizar, através de docentes especificamente formados para assumirem este papel de mediação social, um processo de acompanhamento e aconselhamento dos alunos identificados em cada estabelecimento de ensino da RAM como sendo alunos em risco. Paralelamente, pretende-se um trabalho de proximidade com as famílias, envolvendo-as neste processo de reconhecimento do valor da escola enquanto instituição interveniente no meio para realização de processos de formação pessoal e social. OBJETIVOS: 1 – Promover nas escolas contextos de igualização e oportunidade tendentes a reforçar o conceito de escola inclusiva; 2 – Intervir na cultura organizacional das escolas aderentes ao projeto por forma dinamizar a vertente de intervenção social ao nível dos 5.º e 6.º anos de escolaridade; 3 – Promover situações e contextos potenciadores da progressiva melhoria dos resultados escolares na RAM; 4 – Criar nos docentes, através de processos formativos, a capacidade de assumir funções de mediação social; 5 – Induzir processos de progressiva responsabilização e reconhecimento do papel da escola no contexto da família. POPULAÇÃO ALVO: O projeto denominado de “Capacitação de Alunos” tem como destinatários um grupo específico de discentes, selecionados por critérios e metodologias objetivas a partir de todo o universo de alunos de 5.º e 6.º anos de escolaridade das escolas da RAM que, posicionando-se como alunos em risco resultante do desfasamento etário face ao ano de escolaridade frequentada, vierem a aderir a esta iniciativa. OPERACIONALIZAÇÃO: 1 – Reunião de lançamento público do projeto: - Data – 07/novembro/2015 - Local – Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico - Hora – 14.00 horas 2 – Público presente no lançamento: - Secretário Regional da Educação - Presidentes dos Conselhos Executivos das escolas EB2,3 S da RAM - Delegados Escolares - Diretores das Escolas EB1 PE da RAM - Elementos do Gabinete do Secretário - Representantes das Associações de Pais da RAM - Docentes propostos para formação - Coordenador Técnico do projeto ao nível da RAM
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