29 março 2024

Esclarecimento sobre o aumento nos valores das refeições escolares

Região Autónoma da Madeira 02-08-2012 Secretaria Regional Educação Recursos Humanos
Esclarecimento sobre o aumento nos valores das refeições escolares
A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) foi contactada por famílias alarmadas com o título da peça de capa do Diário de Notícias de hoje – “Aumentos de cinco euros nas refeições do 1.º ciclo” – e com o subtítulo – “Ano lectivo arranca com 55 alunos fora da escola a tempo inteiro”. Deste modo, a SRE vem esclarecer eventuais dúvidas que permaneçam.

Em face do exigido pelo Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, foram realizados aumentos nos valores das refeições dos estabelecimentos de educação e ensino da Região.

O aumento a que se refere o título da notícia do DN é de 26 cêntimos. Este título faz referência, de forma imprecisa, a um aumento de cinco euros nas refeições, eventualmente gerando confusão nos leitores. Este valor, de aproximadamente cinco euros (5,7 euros), é relativo à alimentação mensal e não às refeições diárias.
Em relação à população escolar na Região, esclarece-se que, dos 12.300 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, apenas 55 alunos não são abrangidos pela Escola a Tempo Inteiro (ETI), tendo – por isso – apoios alternativos, como é o caso pontual da Escola do Imaculado Coração de Maria.
Os restantes, ou seja 99,6% do universo considerado, são adequadamente enquadrados no âmbito da ETI.