28 março 2024

Audiência Pública SRE - Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino

30 de janeiro de 2013 30-01-2013 Secretaria Regional Educação Recursos Humanos
Audiência Pública SRE - Sindicato dos Inspetores  da Educação e do Ensino

O secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Manuel Freitas, recebeu, hoje, o presidente  do Sindicato dos Inspetores  da Educação e do Ensino, José Calçada. O papel do serviço da Inspeção Regional da Educação (IRE), a sua intervenção e importância no Sistema Educativo Regional foram alguns dos pontos abordados durante a reunião. Das conclusões destacou-se:

 

1.A necessidade de reafirmar a pertinência e o consequente acerto na decisão  de manter o serviço da Inspeção Regional da Educação, como órgão regulador, fiscalizador e de  controlo de qualidade do Sistema Educativo Regional.

 

2.O papel fundamental da IRE no desenvolvimento do Sistema Educativo Regional, analisando a sua intervenção a vários níveis: na ação de prevenção; no domínio das auditorias, assim como na ação inspetiva.

 

3.O conceito de Escola humanista, que coloca os alunos no centro do Sistema Educativo Regional, e em que os modelos de gestão apelam a práticas dirigidas às pessoas, numa lógica de acompanhamento de proximidade.

 

4.A consideração de que os inspetores desenvolvem o seu trabalho, muitas vezes em condicionalismos adversos, enquadrados numa lógica de autonomia profissional que valoriza a dimensão ética e deontológica do exercício da sua profissão.