28 abril 2024
caminho percorrido: Portal DRPRI

Visualizar informação

Pré-Escolar e 1º Ciclo - escolas públicas

Listas provisórias já disponíveis 11-07-2014 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Pré-Escolar e 1º Ciclo - escolas públicas

Estão disponíveis as colocações (listas provisórias) aqui (clicar).

.

Para consulta, escolha a opção Lista de colocações e a escola onde entregou a inscrição.

.

Sendo listas provisórias, poderá haver ajustes pontuais até às listas finais, resultantes de casos de má inserção de informação que, detetada, será corrigida.

.

Em caso de dúvida e/ou insucesso na colocação, dirija-se à escola onde fez a entrega da candidatura para apresentar a sua dúvida/reclamação ao longo de toda a semana 14-18 de Julho. Será essa escola a responder perante a situação e/ou a verificar se terá registado mal a inscrição atuando em conformidade junto à DRPRI para a correção devida. Contamos que as escolas tenham feito – bem – o seu trabalho, evitando problemas junto às famílias e às outras escolas onde a colocação é a devida.

.

Os números apurados (a menos de inscrições tardias – que podem ocupar vagas deixadas livres - e ajustes no período de reclamações) nos estabelecimentos públicos são os seguintes:

.

Na Creche : 586 colocados contra 740 no ano anterior.

Na Educação Pré-Escolar : 3.852 face a 4.111

No 1º Ciclo : 8.781 perante 9.037

.

As reduções são as normais e esperadas face à demografia em queda e ao fluxo de saídas da Região.

.

O processo de colocações decorreu normalmente com quase todos os candidatos a serem colocados nas escolas de 1ª preferência. Nenhum morador foi relegado para uma escola de 2ª preferência por falta de lugar na sua.

.

As primeiras preferências apenas não foram conseguidas em alguns casos pontuais em que as vagas libertas pelos moradores se mostraram insuficientes para os desejos de algumas famílias. Aí, exerceram-se as regras e regulamentos estabelecidos, tendo prioridade os alunos provenientes das escolas “sem vagas”, a idade, o trabalho dos pais e a morada de familiares diretos.

.

A situação mais relevante é a procura pela Escola dos Ilhéus, pelo que fazemos, aqui, uma nota sobre o respetivo processo:

.

Na EPE candidataram-se à escola 109 crianças para 36 vagas. Foram colocados 12 moradores com 4 e 5 anos, 7 não moradores com irmãos na escola, 9 não moradores vindos de escolas sem vaga, 5 moradores de 3 anos e 3 não moradores cujos pais trabalham na zona e que têm familiar morador próximo. Não foram colocados – nesta escola, mas sim numa outra - os restantes 73 candidatos que se seguem na lista sendo que, destes, meia centena seriam primeiras preferências.

.

No 1º Ciclo foram 105 os candidatos. Os 52 colocados (duas turmas) abrangeram quase todos os que escolheram esta escola como 1ª prioridade, ficando de fora apenas uma dezena de pretendentes que acabaram colocados naturalmente numa segunda opção ou na escola de morada.


Anexos

Descritores

elaborado em 2024 por plataforma place