20 novembro 2017
caminho percorrido: Portal DRPRI

Visualizar informação

Inscrições e Matrículas 2017/2018

Inscrições e Matrículas 2017/2018

Iniciam-se neste momento todos os procedimentos com vista ao próximo ano letivo de 2017/2018.

.

Páginas de apoio a renovações e inscrições:

Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo e 5º Ano  

2º e 3º Ciclos e Secundário 

.

Este ano a habitual reunião anual com os Diretores de Escolas Básicas de 1º Ciclo com Pré-Escolar e Delegados Escolares ocorrerá no dia 13/06 no Auditório da EB23 HBGouveia pelas 10h.

.

Os procedimentos são praticamente idênticos aos do ano anterior.

.

Para Creches, Pré-Escolar, 1º Ciclo e 5º ano: Calendário

.

As inscrições para o 5º ano fazem-se na Escola onde o aluno frequenta o 4º ano, no prazo das renovações, desde já e até dia 30 de Junho, na sequência da decisão de progressão.

As escolas introduzem a informação no PLAC-E logo de seguida. Repetem-se os procedimentos do ano anterior. Deve ser utilizado o boletim pré-preenchido obtido a partir do PLAC-E.

Em alternativa pode ser utilizado o boletim (não preenchido) em PDF (aqui, boletins em branco - PDF). 

.

As renovações ocorrem até 30 de Junho, sendo relevante a recolha de todos os documentos comprovativos do escalão de abono de família até ao 3º escalão a fim de ficar sustentada a atribuição de apoios sociais.

A não entrega do documento comprovativo do escalão do Abono de Família poderá adiar em cerca de dois meses a entrega dos manuais escolares e livros de fichas a que os alunos possam ter direito pois para estes (retardatários) a respetiva aquisição apenas se fará no início do ano letivo.

.

A partir do PLAC-E obtêm-se os boletins pré-preenchidos para verificação, validação e assinatura pelos pais.

Em alternativa aos boletins em PDF – em branco - para impressão e preenchimento (aqui, boletins em branco - PDF). 

.

As inscrições (novos frequentadores e 1º ano do 1º Ciclo) iniciam-se a 3 de Julho (aqui, boletins em branco - PDF).

.

Como sempre, as inscrições são concretizadas nos estabelecimentos mais próximos do local de morada, independentemente do desejo de frequentar outro estabelecimento.

Essa opção concretiza-se através da indicação no boletim de matrícula das escolhas, por ordem de preferência. A escolha do estabelecimento é livre, sendo a colocação apenas limitada pela capacidade do estabelecimento desejado.

.

Será emitido um documento de orientação, conjunto, a partir da DRE e DRPRI, respeitante às matrículas e preparação do ano escolar.   Circular 2017/2018 |  Anexos 

.

Serão divulgados os casos de alteração de Rede (quando dois núcleos de juntam dando origem a apenas um, sem prejuízo de se manterem - ou não - ambos os edifícios ativos). Este ano, este processo (dinâmico, em reação à evolução demográfica) está limitado à integração dos últimos 3 estabelecimentos de infância, ainda isolados, em Escolas Básicas de 1º Ciclo, com Pré-Escolar e Creche.

.

Diploma das Fusões 2017/2018  


Anexos

Descritores

elaborado em 2017 por plataforma place