20 abril 2024
caminho percorrido: Portal DRPRI » Inscrições & Matrículas

Visualizar informação

Colocações em Creches públicas

Listas provisórias já disponíveis 19-06-2014 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Colocações em Creches públicas

Já estão disponíveis, para consulta, as listas provisórias de colocação em creches públicas.

Consulte, clicando aqui. (escolha a etiqueta LISTA DE COLOCAÇÕES e o estabelecimento onde entregou a candidatura).

Segue-se um período de pedido de esclarecimentos e reclamação até 27 de Junho. As listas finais serão publicadas até 2 de Julho.

Relatório

Todos os candidatos (126) foram colocados nos estabelecimentos de primeira preferência. Segue-se um período de reclamação e/ou ajuste de preferências com vista às listas definitivas.

 

Considerando as novas inscrições e as renovações, teremos em 2014/2015 um total de crianças (0,1 e 2 anos) = 50+152+243 = 445 crianças (número que sempre aumenta um pouco com novas entradas em fases posteriores) em creches públicas, que compara com as 626 crianças (-29%) do ano presente, que agora termina.

 

Estamos perante uma nova quebra que não terá fim proximo. A demografia continua a se degradar (face a 2008 - 2699 nascimentos -, a quebra de nascimentos na RAM em 2014 será próxima dos mil) pelo que está em rotura evidente a necessária renovação populacional.

 

O problema (da baixa natalidade) tem razões claras que passam pela inexistência de empregos (os jovens emigram e não se comprometem parentalmente) e pelas reduções de rendimento pois uma simples análise à situação financeira familiar não promove a descendência.

 

Estes números terão novamente consequências (em baixa) na abertura de salas, nestes estabelecimentos.

 

Os custos de frequência (mensalidades) estão estagnados desde há dois anos e a proposta para 2014/2015 (em análise para posterior publicação) não prevê aumentos.


Anexos

Descritores

elaborado em 2024 por plataforma place