28 março 2024
caminho percorrido: Portal DRPRI » Inscrições & Matrículas

Interface Read Informação

Pré-inscrição no 10º Ano

Inquérito aos alunos em ano terminal do 3º Ciclo ou equivalente 07-06-2019 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Pré-inscrição no 10º Ano

Está terminado o processo de apuramento de intenções de matrícula no Secundário (10º ano ou 1º em Curso profissional) dos alunos em ano terminal do 3º Ciclo ou equivalente.

.

Ver aqui. Clicar.

.

No total estão registados 2836 alunos num total de 2925. Destes, 86 já não poderão ter progressão na Escola de matrícula (terão sido transferidos). Dos 2839 restantes, uma parte não terá progressão pelo que o número de alunos que farão efetivamente uma nova matrícula no 10º ano será algo inferior ao número de alunos registados (2836).

.

Os números apontam para 767 alunos que indicaram preferência pela ESFF, 579 pela ESJM, seguindo-se a ESMachico (156), EPHTurismo (128), APEL (125) e Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira com 117. Estas são as Escolas com mais de 100 interessados.

.

Estas preferências refletem, fundamentalmente, opções privilegiadas por determinados cursos orientando os alunos para as escolas que os oferecem. Há um crescimento das opções pelas Ciências e Tecnologias (privilegiando as Escolas que os disponibilizam) e alguma contração nas Línguas e Humanidades (com o efeito inverso).

.

Desse ponto de vista, as opções no que se refere aos Cursos, temos: os Científico-Humanísticos lideram as opções com 886 (Ciências), 455 (Línguas), 168 (Sócioeconomicas) e 96 (Artes Visuais).

.

Com o processo fechado as Escolas Secundários poderão começar a trabalhar no ajuste da sua oferta para 2019/2020, aproximando-a aos desejos e necessidades dos alunos, agora manifestados.

.

Agradecemos o empenho de todos os intervenientes no processo em curso, nomeadamente dos Diretores de Turma do 9º ano, de todas as Escolas da RAM que, assim, com o seu trabalho, permitem uma redução significativa das situações de inexistência de oferta e obrigação de opção por cursos diferentes dos desejados pelos alunos.



Anexos

Descritores

elaborado em 2024 por plataforma place