saltar para conteúdo

Visualizar informação

Orçamento Participativo Jovem 2018

Madeira com 5 propostas aprovados. 06-09-2018 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Orçamento Participativo Jovem 2018

Na edição de 2018 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) foram aprovadas 5 propostas oriundas da Região Autónoma da Madeira:

- “Madeira + Jovem”: baseado na criação de uma plataforma de emprego jovem em parceria com o CINM, a ACIF e o Instituto de Emprego, tem como áreas temáticas o Diálogo Intergeracional e a Inovação Cultural.

A proposta é da autoria de Carlos Castanha.

-“Jogos RegionaLímpicos”: realização de um evento multidesportivo, com a duração de uma semana, durante o período de Verão. O evento será anual e deverá ocorrer, em cada ano, num município diferente. As áreas de intervenção são o Desporto Inclusivo e o Diálogo Intergeracional.

A proposta é de Carolina Freire, com a coautoria de Leonardo Abreu e Luís Filipe Teixeira.

- “Espaços de Lazer”: a proposta pretende fazer um melhor aproveitamento dos espaços de convívio recorrendo ao restauro dessas zonas, assim como à criação de atividades que incluam a Natureza e outras de acesso gratuito a todas as gerações e a pessoas com necessidades especiais.

O projeto é de Rodrigo Alves, Cláudia Marreiros e Paulo Freitas e centra-se na temática do Desporto Inclusivo.

- “Charge on Nature”: segundo o autor da proposta, Nelson Daniel Gonçalves, o objetivo do projeto é a construção de mini-hídricas com vista a possibilitar o carregamento de dispositivos eletrónicos, nomeadamente telemóveis e lanternas, bem como coordenadas GPS, a todos os utilizadores das levadas da Madeira de uma forma sustentável, aliando a tecnologia à Natureza.

A área temática abordada é a da Sustentabilidade Ambiental.

- “Conversas sem Idade”: criação de um espaço de convívio onde as gerações possam cruzar os seus conhecimentos. A construção de um tabuleiro de xadrez e de damas em grandes dimensões permitirá que todos possam jogar, caminhando entre as peças e interagindo uns com os outros. O projeto, que aborda a temática do Diálogo Intergeracional, é da autoria de Pedro Silva e Mariana Brazão.

Os proponentes dos projetos excluídos poderão apresentar reclamação até ao próximo dia 14 de setembro.

O financiamento das propostas apresentadas está dependente do número de votos podendo, para o efeito, votar todos os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive. O período de votação é entre 1 de outubro e 16 de dezembro de 2018.

O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada na Região Autónoma da Madeira em parceria com a Secretaria Regional de Educação, através Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD).

Mais informações sobre os projetos em:

   https://opjovem.gov.pt/cb/BQmD1k3ZNTnKEzX1oCyHlgSt8C55jKIe 




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade