saltar para conteúdo

Visualizar informação

Hoje é dia de Sessão Regional do Parlamento dos Jovens!

Treze escolas debatem os "40 Anos de Constituição e de Poder Autárquico". 14-03-2017 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Hoje é dia de Sessão Regional do Parlamento dos Jovens!
Decorre hoje, ao longo do dia, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens - Secundário. Esta iniciativa a cargo da Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, em parceria com a Assembleia da República e a Assembleia Legislativa Regional, envolve alunos de 13 escolas do ensino secundário e cerca de 60 jovens. Álbum de fotografias disponível em anexo.

São os próprios alunos que dirigem os trabalhos do Plenário, assumindo um papel de deputados, cujas propostas são analisadas e debatidas por todos, na generalidade e na especialidade. Após a aprovação das medidas é elaborado um documento único, que representará a delegação da Madeira, na Sessão Nacional, a qual terá lugar a 8 e 9 de maio, na Assembleia da República.

A edição deste ano versa sobre os “40 Anos de Constituição e de Poder Autárquico – A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local”.

Participam 13 escolas da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Escola Complementar do Til - APEL, Escola Profissional Hotelaria e Turismo da Madeira, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Secundária Francisco Franco, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva e Escola Básica e Secundária da Calheta.

Ao longo de todo o processo preparatório para esta sessão regional, os professores procuraram trabalhar com os seus alunos questões como a importância da participação dos jovens no debate democrático, o exercício de uma cidadania ativa e a promoção de uma consciência cívica, particularmente nas questões que afetam o presente e o futuro dos jovens, numa perspetiva individual e coletiva.

A sessão regional do Programa Parlamento dos Jovens - Ensino Secundário conta, para além dos deputados e mesa eleita entre os alunos, com um representante dos deputados eleitos para a Assembleia da República – o Dr. Carlos Pereira, bem como com a presença de Suas. Exas. o Presidente da Assembleia Legislativa Regional e o Secretário Regional de Educação, na sessão de abertura, pelas 9h30.




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade