saltar para conteúdo

Visualizar informação

Conselho de Juventude dedicado às políticas públicas e ao PRAAJ

Conselheiros reuniram na EPHTM. 11-03-2017 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Conselho de Juventude dedicado às políticas públicas e ao PRAAJ
O Conselho de Juventude da Madeira, órgão de consulta do Secretário Regional de Educação, reuniu nesta manhã de sábado, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, com o intuito de debater e apresentar propostas que contribuam para a formação e emancipação dos jovens da Região. Em anexo disponibilizamos fotografias da sessão.

A ordem de trabalhos contemplou a explanação aos Conselheiros - pela Diretora de Serviços de Juventude, Rosária Sardinha - das políticas públicas de juventude do biénio 2015/2016, assente em 8 pilares estruturais: diálogo estruturado, associativismo juvenil, educação não formal, mobilidade para a aprendizagem, informação aos jovens e realidade juvenil na RAM, intervenção psicossocial, empreendedorismo e criatividade e turismo social juvenil.

Seguiu-se a apresentação oficial do Plano Regional de Apoio ao Associativismo Jovem (PRAAJ), regulamentado pela Portaria n.º 49/2017, de 21 de fevereiro. O PRAAJ demonstra a preocupação do Governo Regional em apoiar a implementação de projetos que constituam uma resposta inovadora e sustentável em termos de intervenção local e regional, com impacto na participação juvenil e na criação de valor social.

O Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes, apresentou os requisitos necessários para candidatura aos apoios disponíveis no âmbito dos três Programas que compõem o PRAAJ - o Programa de Apoio ao Associativismo Jovem (PAAJ), o Programa de Apoio ao Associativismo Estudantil (PAAE) e o Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT).

Os trabalhos seguiram com a abordagem à 2.ª edição do plano de formação para jovens até aos 30 anos - o Capacitar e Valorizar +, um projeto que visa capacitar os jovens com novas ferramentas digitais e linguísticas. Em 2017 está prevista a dinamização de 8 cursos (em Word e Excel, Photoshop, Prezi, Inglês e Francês) em 5 concelhos da Região (Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Machico e Santana), entre os próximos meses de abril e julho, em parceria com a DTIM e Academia de Línguas da Madeira.

A sessão terminou com a entrega de certificados aos jovens participantes na edição de 2016 do CV+ e um beberete. A próxima reunião do Conselho de Juventude da Madeira está prevista para o mês de outubro.




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade