saltar para conteúdo

Visualizar informação

1.ª Fase do Concurso 'Olimpíadas da Europa' disputa-se amanhã

No âmbito do Projeto IncluEuropa. 21-02-2017 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
1.ª Fase do Concurso 'Olimpíadas da Europa' disputa-se amanhã
Realiza-se amanhã, 22 de fevereiro, no Centro de Estudos de História do Atlântico, entre as 14h30 e as 17h00, a 1.ª edição do Concurso Olimpíadas da Europa, uma iniciativa conjunta do Gabinete da Eurodeputada Liliana Rodrigues e da Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto.

Este concurso pretende colocar em evidência a participação ativa dos jovens na vida democrática da Europa, enquanto eixo prioritário da Estratégia 2020.

Esta primeira edição conta com a participação de 13 equipas, representativas dos Clubes Europeus do ensino básico e secundário da Região, que acolheram participar neste desafio.

Os temas acerca dos quais cada equipa deverá demonstrar bons conhecimentos, de modo a garantir passagem para a etapa seguinte, são diversos, entre os quais se destacam a história da União Europeia, datas de adesão dos Estados Membros, Geografia, Moedas e Idiomas, Regiões Ultraperiféricas, Tratados, Sistemas Políticos dos diferentes Estados Membros, Parlamento Europeu e Gastronomia Europeia, entre outros.

Cada equipa deverá responder a 21 perguntas de reposta fechada, sendo apuradas para a semi-final as 6 equipas com os melhores resultados.

Disputam esta 1.ª fase as seguintes escolas:
1. Escola da APEL;
2. Escola Secundária Francisco Franco;
3. Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva;
4. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro;
5. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia;
6. Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira - Eng.º Luís Peter Clode;
7. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre;
8. Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas;
9. Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares;
10. Escola Básica e Secundária da Calheta; 
11. Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço;
12. Escola Básica e Secundária de Machico;
13. Escolas Básica 123/PE do Porto da Cruz.

A fase final decorrerá a 26 de abril, na qual será apurada a equipa vencedora. 

Este concurso tem como prémio uma viagem a Bruxelas para a equipa vencedora, composta por 5 alunos e o respetivo professor coordenador, o qual será entregue no dia 9 de maio, Dia da Europa, aquando da realização do Concurso de Curtas-Metragens, também inserido no Projeto IncluEuropa.

A concretização desta parceria visa incentivar os jovens a conhecer de perto o projeto europeu e as suas potencialidades, dando continuidade à aposta formativa que os Clubes Europeus desenvolvem junto dos alunos, nos seus estabelecimentos de ensino.

As Olimpíadas da Europa contam com a presença das entidades oficiais - a Eurodeputada Dra. Liliana Rodrigues e o Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho - na sessão de encerramento, por volta das 17h00.

O evento tem o imprescindível apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico, Coca-Cola European Partners, Insular e Equipvending.



2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade