saltar para conteúdo

Visualizar informação

Clubes Europeus, Erasmus+ e IncluEuropa em destaque

Sessão de informação e esclarecimento a docentes. 30-11-2016 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Clubes Europeus, Erasmus+ e IncluEuropa em destaque

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, promoveu esta tarde, no Centro de Estudos de História do Atlântico, uma sessão de informação e esclarecimento para docentes e coordenadores de Clubes e Projetos Europeus nas escolas da RAM. Em anexo disponibilizamos o álbum de fotografias.

O principal objetivo foi a apresentação do novo projeto sob a coordenação da DRJD, através da Direção de Serviços de Juventude, que reporta à constituição de um núcleo de apoio à criação de Clubes Europeus nas escolas da Região e de suporte à elaboração de candidaturas ao Programa Erasmus+ Educação e Formação.

Este novo projeto visa aprofundar os valores da cidadania europeia no contexto escolar e potenciar a realização de projetos com a chancela do Erasmus+, com destaque para a mobilidade para fins de aprendizagem e para as parcerias estratégicas entre escolas europeias.

Foi igualmente abordado o contributo e a relevância dos Clubes Europeus no contexto escolar (objetivos, requisitos e potencialidades), bem como as ferramentas de apoio à ação neste âmbito, como são exemplo a Rede Nacional de Clubes Europeus e o Erasmus+.

Destaque ainda para a apresentação do Projeto “IncluEuropa - Europa Inclusiva”, uma parceria entre a Eurodeputada Liliana Rodrigues e a Secretaria Regional de Educação da Madeira, tendo como destinatários alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.

Um projeto educativo que visa aproximar os estudantes da Região à União Europeia e que consiste em duas atividades a implementar durante o ano letivo 2016/2017: uma competição regional acerca dos conhecimentos europeus, denominada “Olimpíadas da Europa”, e um concurso de curtas-metragens subordinado ao tema "A Europa somos nós".

Os regulamentos e os formulários de inscrição serão disponibilizados no decorrer da próxima semana, no portal da DRJD em www.madeira.gov.pt/drjd.



2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade