saltar para conteúdo

Visualizar informação

Sessão de divulgação do Eurodisseia em Machico

Em colaboração com o Polo de Emprego do concelho. 18-05-2016 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Sessão de divulgação do Eurodisseia em Machico
A Direção Regional de Juventude e Desporto, através da Direção de Serviços de Juventude, dinamizou ontem à tarde, no Solar do Ribeirinho (Machico), uma Sessão de Divulgação sobre o Programa Eurodisseia, em colaboração com o Polo de Emprego do concelho (álbum de fotografias em anexo).

A sessão contou com a participação de cerca de 35 jovens, que encheram a sala para saber mais sobre este Programa, promovido pela Assembleia das Regiões da Europa (ARE) desde 1985, que tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de jovens entre as diferentes Regiões da Europa, proporcionando-lhes uma experiência profissional no estrangeiro.

Para além da apresentação do programa, pela Técnica Regina Alves, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de Nádia Moreira, que realizou o seu estágio em Rhône - Alpes, no âmbito do Eurodisseia, e que partilhou a sua experiência com o grupo. Também Elisabete Vasconcelos, uma jovem que ficou selecionada para fazer um estágio na Comunidade Valenciana, entre junho e novembro próximos, focou os seus receios e expetativas.

Note-se que, na Região Autónoma da Madeira, este Programa é coordenado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, à qual compete selecionar os estagiários que detêm o perfil para realizar um estágio profissional numa região europeia, bem como suportar os custos das viagens entre a Madeira e a Região onde se realiza o estágio.

Os candidatos devem ter idades entre os 18 e os 30 anos, possuir formação profissional ou um curso superior. Os estágios têm uma duração média de quatro a oito meses, em domínios muito diversificadas, nomeadamente na área da arquitetura, engenharia, hotelaria, serviço social, gestão, entre outras disponibilizadas por cada região de acolhimento.

As vantagens oferecidas por este programa são muito amplas, pois para além do estágio ser remunerado, os jovens têm asseguradas as despesas de alojamento, seguro, formação linguística, atividades culturais e um certificado de participação.
As candidaturas decorrem de janeiro a dezembro, conforme os períodos definidos por cada região do programa, num dos seguintes países: Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Croácia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Roménia, Sérvia e Suíça.



2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade