saltar para conteúdo

Visualizar informação

Conselho de Juventude da Madeira

Secretário Regional de Educação presidiu ao Conselho Regional de Juventude. 18-04-2018 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Conselho de Juventude da Madeira

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, presidiu à abertura do Conselho de Juventude da Madeira (CJM) que decorreu na passada sexta-feira, 13 de abril, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
O CJM coincidiu com a 2ª Reunião da Comissão de Parceiros do projeto Madeira Jovem, uma iniciativa da Direção Regional de Juventude e Desporto o qual, em parceria com a Rede Dypall, resulta de uma Ação-Chave 3, financiada pelo Programa Europeu Erasmus+ Juventude em Ação.
A Sessão de abertura do Conselho de Juventude da Madeira foi precedida de uma breve apresentação do Madeira Jovem aos Deputados e ao Presidente da ALRAM, Tranquada Gomes. Jorge Carvalho evidenciou as linhas de ação para as políticas de Juventude na RAM, as quais resultaram do processo de consulta efetuado aos jovens na fase inicial do projeto. Os Deputados da Assembleia Legislativa da Madeira mostraram-se atentos, tendo questionado diversas vezes o Secretário Regional de Educação acerca dos efeitos práticos que o Madeira Jovem terá junto das camadas mais jovens, bem como dos técnicos e dos dirigentes associativos que trabalham nesta área.
Já no Salão Nobre, a Sessão de boas vindas à Reunião de Parceiros foi presidida por Tranquada Gomes, Presidente da ALM, que salientou a abertura deste orgão legislativo para discutir os problemas que afetam os jovens, assumindo-se como parceiro proactivo nas questões relacionadas com a Juventude.
O Secretário Regional de Educação, na qualidade de Presidente do Conselho de Juventude da Madeira, agradeceu aos conselheiros e parceiros a presença nesta reunião, referindo que as temáticas ligadas à Juventude devem ser abordadas o mais cedo possível, de forma a poder intervir e desenvolver as competências dos jovens nas diversas áreas da Saúde, da Educação, do Emprego, entre outras.
Ao todo, o Madeira Jovem conta com 65 parceiros representantes de vários organismos regionais que integraram os grupos de trabalho constituídos para elaborar propostas que incidiram em 14 áreas de políticas públicas de interesse para os mais jovens.
O impacto e a disseminação do Madeira Jovem foram aspetos analisados e debatidos entre os participantes, tendo sido criado um espaço informal de diálogo com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento entre as associações e entidades presentes, capaz de estimular a cooperação e o desenvolvimento de projetos na área da Juventude para a Região.
A sessão de trabalhos foi conduzida pela equipa da Associação Dypall Network, presidida por Bruno António, e pela equipa da Direção Regional de Juventude e Desporto, orientada por Rosária Sardinha, Diretora de Serviços de Juventude.
Consulta a galeria de fotos do Conselho de Juventude da Madeira e sabe mais sobre o Madeira Jovem.




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade