saltar para conteúdo

Visualizar informação

Semana Europeia da Juventude - Encontro Regional dos Clubes Europeus

Uma iniciativa de sucesso. 05-05-2017 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Semana Europeia da Juventude - Encontro Regional dos Clubes Europeus

Decorreu no dia 3 de maio, a primeira edição do Encontro Regional dos Clubes Europeus. O auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico recebeu cerca de oitenta jovens e respetivos professores responsáveis pelos vários Clubes Europeus das escolas da RAM.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário Regional da Educação,Jorge Carvalho, e contou com a presença do Diretor Regional de Juventude e Desporto,David Gomes, assim como da Diretora de Serviços de Juventude,  Rosária Sardinha.

No painel de oradores, tiveram a palavra o formador da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Dr. Bruno António que, num discurso motivador e contagiante, apresentou as mais-valias da pertença à União Europeia, assim como as vantagens que o Serviço de Voluntariado Europeu oferece aos jovens participantes.

O segundo painel foi apresentado pelo coordenador do Centro de Informação Europe Direct Madeira, Dr. Marco Teles que, perante uma plateia muito interessada, revelou os principais desafios que a Europa enfrenta atualmente.

As treze escolas presentes tiveram a oportunidade de partilhar entre si os projetos que desenvolvem nas suas escolas, sendo que as apresentações foram pautadas pela criatividade, expressos em diversas áreas artísticas, nomeadamente vídeo, dança e do teatro.

Os projetos versaram experiências em diversos países europeus, acolhimento de intercâmbios, atividades dinamizadas na comunidade escolar e interligação com a sociedade civil, sempre traduzidos pelos valores da cidadania europeia e da importância do projeto europeu.

O estabelecimento de ensino mais votado pelos participantes foi a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo), sob a forma de vídeo, ao qual foi atribuído uma viagem para 10 elementos do Clube Europeu ao Porto Santo e respetiva estadia no Centro de Juventude local, com o objetivo primordial de fomentar a troca de experiências entre os jovens da Madeira e os alunos da ilha dourada.

O segundo lugar coube à Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva que recebeu como prémio um voucher de estadia nos Centros de Juventude da Madeira.

Refira-se que o I Encontro Regional dos Clubes Europeus é uma iniciativa da DRJD e surge no âmbito da Semana Europeia da Juventude 2017.




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade