saltar para conteúdo

Visualizar Informação

Erasmus + Juventude em Ação

Enfoque na educação não formal, intercâmbios, serviço voluntário europeu, participação democrática, cidadania ativa e diálogo estruturado. 23-03-2017 SRE / Direção Regional Juventude e Desporto
Erasmus + Juventude em Ação

O que é?

O Programa “Erasmus+” é o novo programa da União Europeia, que reúne sete programas comunitários, com vista a reforçar as competências da empregabilidade através dos domínios da Educação, Formação, Juventude e Desporto.

A área do Desporto é uma nova página do programa, com enfoque nos profissionais, voluntários, atletas e treinadores. Estes projetos serão geridos centralmente pela Comissão Europeia.


Prazo de execução:

1 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2020.


Ações do Programa «Erasmus+»:


Ação-Chave 1: Mobilidade para a Aprendizagem

É a ação da sensação, do sentimento, da vivência, do toque e da sensibilidade. Esta ação permitirá apoiar 3 tipos de projetos: intercâmbios, serviço voluntário europeu e mobilidade de profissionais de juventude.

Intercâmbios de Jovens:

É um projeto, com duração de 5 a 21 dias, que junta grupos de jovens de dois ou mais países, dos 13 aos 30 anos, compreendendo entre 16 a 60 participantes, proporcionando-lhes a oportunidade de confrontarem vários temas, onde aprendem sobre o país e a cultura de cada um, e onde reforçam as suas aptidões pessoais e/ou profissionais.

Baseia-se numa parceria transnacional entre dois ou mais promotores de países diferentes.

Permite a partilha de experiências e vivências tendo em vista a aprendizagem não formal, a aquisição de competências transversais para valorização pessoal e inserção posterior no mercado de trabalho.

Serviço Voluntário Europeu:

Permite, sem custos, aos jovens dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até doze meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no contexto da UE ou dos outros países do Programa.

Pretende a criação de uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa.

Para as associações que recebem os voluntários, são-lhes garantidos os meios financeiros para as viagens, o alojamento, a alimentação, as despesas correntes, a formação e os cursos linguísticos.

Mobilidade de Profissionais de Juventude para Formação e Rede:

Apoia a educação através de seminários, cursos, parcerias ou visitas de estudo, assim como o fortalecimento das suas organizações, tendo como objetivo o fomento da capacidade de realização e inovação entre os promotores, bem como a troca de experiências, boas práticas e modelos de qualificações ou certificações.

Podem envolver até 50 participantes, com uma duração das atividades de 2 dias a 2 meses.


Ação-Chave 2: Parcerias Estratégicas

Permite a construção de projetos de integração de redes de entidades ao nível local, regional, nacional e europeu no apoio aos seus jovens. Serão projetos de consórcio, de rede, de ligação, de formação, de partilha, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, na prossecução de objetivos concretos nas áreas da criação de competências transversais, do emprego jovem, do empreendedorismo social, da inovação, da formação, da interligação em rede, do ambiente, da cultura, da arte, dos comportamentos saudáveis, do diálogo inter-geracional, da inclusão ou da ação social, entre tantos outros.

Esta ação é o pulmão da criatividade e da flexibilidade ajustada às necessidades de cada Estado-Membro. 


Ação-Chave 3: Suporte às Reformas de Políticas

Fomenta a qualidade do diálogo estruturado concretizado em ações concretas, objetivos definidos e realizações mensuráveis. O seu grande objetivo é aproximar os jovens dos decisores públicos, criando cidadãos interessados, jovens com consciência cívica e pessoas empenhadas na resolução do seu presente e na perspetiva do seu futuro.

A Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) é, na Região Autónoma da Madeira, o serviço correspondente da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.

+ Informação




2024 Governo Regional da Região Autónoma da Madeira Termo de Utilização Termo de Privacidade