saltar para conteúdo

Visualizar Informação

Projeto CAPER

Atualmente, na sociedade moderna, a robótica educacional apresenta-se como uma componente fundamental na educação. Neste prisma, é notório que a capacidade no uso de tecnologias e a exploração/execução de trabalhos em grupo passaram a ser elementos essenciais no processo de uma aprendizagem significativa. 19-07-2016 SRE / Direção Regional Educação
Projeto CAPER

Deste modo, o projeto CAPER (Capacitar a Aprendizagem PProjeto CAPERromovendo Estratégias na utilização da Robótica) surge como forma de responder a esta necessidade pedagógica no âmbito da robótica educacional. O CAPER tem como público-alvo, todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º ano do ensino básico até o 12º ano de escolaridade.

O presente projeto constitui um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.

O conjunto de atividades práticas propostas, apresentam-se de um modo muito simples e pedagogicamente adaptados aos vários níveis de ensino (1º, 2º e 3º ciclos e o ensino secundário).

Para que as escolas possam implementar o projeto CAPER, apenas têm de preencher um formulário de inscrição que se encontra disponível no Portal de Tecnologias Educativas - EDUCATIC. Posteriormente a equipa coordenadora do projeto inicia todo o processo para a execução do mesmo.