saltar para conteúdo

Visualizar Informação

Convivialidade Escolar

A Convivialidade Escolar é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens. 16-07-2018 SRE / Direção Regional Educação
Convivialidade Escolar

Este projeto de intervenção tem como principais desígnios: promover em cada escola o debate e a reflexão sobre as prioridades e possibilidades de intervenção; analisar a incidência e a natureza dos vários comportamentos antissociais que ocorrem em contexto escolar; documentar as boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas com o propósito de combater estes fenómenos e estabelecer uma rede de partilha de informação e estratégias de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos.

Por forma a concretizar estas intenções, a Convivialidade Escolar pretende implementar grupos de trabalho nas escolas, que por sua vez, virão a dinamizar as estratégias necessárias à diminuição da indisciplina, do bullying, da violência e de outros fenómenos que lhe estão associados. Junto do 1.º ciclo, a equipa da Convivialidade trabalha no sentido de desenvolver a denominada aprendizagem socioemocional, definida pela Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL, 2012; p. 4) como “os processos através dos quais as crianças e os adultos adquirem e aplicam efetivamente o conhecimento, atitudes e competências necessárias para compreender, gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relações positivas e tomar decisões responsáveis”.

O projeto atua, ainda, ao nível da mediação escolar, envolvendo casos graves de cariz disciplinar, procurando aproximar todos os agentes educativos relevantes para o aluno, promovendo um trabalho conjunto, evitando clivagens e conflitos entre a escola e as famílias.

Para outras informações, poderá aceder ao site da Direção Regional de Educação (lado esquerdo, em “Projetos DRE”): http://www02.madeira-edu.pt/dre

Se houver necessidade de outros esclarecimentos, pode dispor dos seguintes contactos:
Gonçalo Olim - Telefone: 967067634
Marcelo Melim – Telefone 919664122


Anexos

Descritores