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O CEM no 3.º Ciclo do Ensino Básico

O projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo. No ano letivo 2010/2011 ocorreu a implementação do programa de matemática para o ensino básico, homologado em 2007, a nível do 7ºano. O projeto CEM para o 3.º Ciclo surgiu, nesse ano letivo, como a continuidade natural e desejável a dar ao trabalho realizado nos ciclos anteriores. 31-05-2013 SRE / Direção Regional Educação
O CEM no 3.º Ciclo do Ensino Básico Pretendeu-se que o projeto CEM continuasse a constituir um apoio aos professores na medida em que se procurou promover uma reflexão sobre as principais diferenças existentes entre o programa homologado em 1991 para os 2.º e 3.º ciclos e o programa homologado em 2007. Neste sentido, as propostas de trabalho apresentadas, discutidas e implementadas, tiveram por base o programa em vigor e os diferentes percursos temáticos de aprendizagem, valorizando a articulação do conhecimento e dos conteúdos matemáticos e didáticos e dos materiais a utilizar. Foram privilegiadas metodologias de trabalho centradas no aluno e valorizadas interações entre os alunos (trabalho em pequeno grupo) e entre estes e o professor (discussão em grande grupo). 

No ano letivo 2010/2011 o projeto contou com a participação de cerca de 60 professores, que lecionaram o 7º Ano, de 22 escolas da Madeira e Porto Santo.

No ano letivo seguinte, 2011/2012, deu-se continuidade ao projeto CEM para o 8º ano de escolaridade, seguindo os mesmos moldes preconizados no 7º ano, envolvendo cerca de 55 professores, de 25 escolas da Madeira e Porto Santo.

No ano letivo 2012/2013 o projeto CEM para o 9º ano desenvolveu-se com a mesma metodologia que os anos anteriores, envolvendo cerca de 60 professores, de 26 escolas da Madeira e Porto Santo. Nesse mesmo ano letivo, a pedido da Direção Regional da Educação, o Projeto CEM iniciou uma nova modalidade de formação no 3º Ciclo. Foi selecionado um docente de 7º e um docente de 8º ano de escolaridade, de cada uma das escolas da Madeira e Porto Santo, para frequentar a formação, na modalidade de Oficina de Formação, e replicá-la aos colegas de grupo nas suas escolas na modalidade de Projeto de Formação. Nesta modalidade estiveram envolvidos 53 professores (26 na formação de 7.º ano e 27 na formação de 8.º ano) de escolas da Madeira e Porto Santo.

Equipa de Formação:
Professora Doutora Elsa Fernandes (coordenadora)
Mestre Adelina Gouveia
Mestre Cristina Lopes
Mestre Sónia Abreu
Mestre Sónia Martins


Anexos

Descritores