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O CEM no 1.º Ciclo do Ensino Básico

O projeto teve início no ano letivo 2006/07, destinando-se essencialmente a professores que estavam a lecionar o 3º ano de escolaridade. 29-05-2013 SRE / Direção Regional Educação
O CEM no 1.º Ciclo do Ensino Básico No presente ano letivo (2012/13), a formação é dirigida apenas aos professores que lecionam o 4º ano. 
Este projeto tem privilegiado metodologias de trabalho centradas no aluno e valorizado interações entre os alunos (trabalho em pequeno grupo) e entre estes e o professor (discussão em grande grupo). Os materiais utilizados foram diversificados (estruturados e não estruturados). De salientar que, muitos dos materiais foram produzidos pela equipa do projeto. 

O projeto teve início no ano letivo 2006/07, destinando-se essencialmente a professores que estavam a lecionar o 3º ano de escolaridade. Escolheu-se o 3º ano devido à complexidade dos temas a abordar na área da matemática. As equipas preparavam propostas e materiais e estabeleciam metodologias de trabalho, tendo em conta essas propostas e esses materiais. Nas sessões de formação era feita a apresentação, desenvolvimento/resolução e discussão das propostas que, posteriormente os professores implementavam nas suas turmas. As formadoras colaboravam com os professores em formação, na implementação das propostas na sala de aula. As reflexões da prática pedagógica destas aulas eram feitas nas sessões seguintes. Para além destas reflexões em pequeno grupo, era feita uma reunião geral com todos os participantes no projeto no final de cada ano letivo.

Entre os anos 2006/07 e 2010/11, a dinâmica da formação adotada pelo projeto não sofreu alterações significativas: 
Nos anos letivos 2010/11 e 2011/12, o projeto, teve como objetivo a formação de formadores que posteriormente replicavam a formação recebida a grupos de professores, em todos os concelhos da RAM.
Sendo o ano letivo 2010/11, o ano em que foi implementado o novo programa de matemática para o ensino básico, pretendeu-se que o projeto CEM constituísse um apoio aos professores neste sentido. Para tal, foram promovidas reflexões sobre as principais diferenças existentes entre o antigo e o novo programa.  A parte presencial da formação foi complementada com a utilização do e-learning através da utilização da plataforma moodle. A parte presencial era composta por apresentações teóricas e trabalho prático, práticas de exposição e de debate e trabalho de grupo.
Salienta-se a mais-valia que foi a utilização da plataforma Moodle. Tanto pela  possibilidade que os formandos tiveram em aceder e consultar, em qualquer momento, todos os documentos da ação, como pela oportunidade de partilha de materiais, opiniões, dúvidas e até mesmo divulgação de trabalhos entre formandos e formadoras.

No presente ano letivo (2012/13), a formação é dirigida apenas aos professores que lecionam o 4º ano. Este projeto tem privilegiado metodologias de trabalho centradas no aluno e valorizado interações entre os alunos (trabalho em pequeno grupo) e entre estes e o professor (discussão em grande grupo). Os materiais utilizados foram diversificados (estruturados e não estruturados). De salientar que, muitos dos materiais foram produzidos pela equipa do projeto. 

Equipa de Formação: 
Professora Doutora Elsa Fernandes
Dra. Ana Babo
Dra. Carmo Freitas
Dra. Elizabete Anita
Dra. Rosa Martins


Anexos

Descritores