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Projetos de Formação de 1.º Ciclo

Estão envolvidos, em 2012-2013, cerca de 500 professores e 86 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, associadas entre si. 07-06-2013 SRE / Direção Regional Educação
Projetos de Formação de 1.º Ciclo Projetos de Formação de Português no 1.º ciclo do Ensino Básico

Fundamentalmente, os projetos de formação promovem o trabalho colaborativo entre os professores, a partilha de materiais, experiências e boas práticas, estimulando a inovação, em regime de autoformação.
Nesta modalidade, concede-se ao supervisor e a todos os participantes, em plano de igualdade, autonomia e flexibilidade para desenharem a formação à sua medida, isto é, integrá-la nas suas rotinas profissionais e adaptá-la às suas necessidades.

Com a finalidade de acompanhar e avaliar a implementação do Novo Programa de Português no 1.º Ciclo, articulando metas de aprendizagem, programas e metas curriculares, os Projetos de Formação de Português do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm como objetivos:

• Proporcionar apoio e acompanhamento no desenvolvimento das competências adquiridas através da formação realizada pelos professores, no âmbito do Novo Programa, nos últimos anos;
• Acompanhar, no terreno, a operacionalização das orientações oficiais sobre a articulação entre os descritores, as metas e os programas, repercutindo o reflexo destas medidas na avaliação dos alunos (interna e externa);
• Fomentar o trabalho colaborativo nas escolas (Incentivar a partilha de conhecimentos, de experiências, colocação de dúvidas e procura coletiva de soluções para os obstáculos e problemas), proporcionando, também, este apoio aos professores que trabalham mais isoladamente em escolas com dimensões pequenas:
• Desenvolver em grupo atividades práticas: planificação, elaboração de atividades e estratégias a aplicar em contexto de sala de aula;
• Proporcionar a criação de instrumentos de avaliação das diferentes competências;
• Fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao nível do LMS.
• Prestar acompanhamento científico pedagógico presencial e online aos professores envolvidos.
Destinados prioritariamente aos professores titulares de turma dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade, fazem, também, parte dos grupos de trabalho dos Projetos de Formação professores de apoio/estudo e educação especial e titulares de turma de 4.º ano.