saltar para conteúdo

Contactos

Rua D. João n.º 57, Quinta Olinda
9054 - 510  Funchal
Madeira Portugal
Telefone: 291 705 860
Email:dre@live.madeira-edu.pt

Matemática Minimizar

Campeonato Regional de Jogos MatemáticosCampeonato Regional de Jogos MatemáticosIniciativa dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que tem como objetivo contribui para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.
AgenteXAgenteXO Agente X é um campeonato de resolução de problemas de Matemática para todos os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos da Região Autónoma da Madeira que se realiza numa plataforma online.
O CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo.
O CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo. No ano letivo 2010/2011 ocorreu a implementação do programa de matemática para o ensino básico, homologado em 2007, a nível do 7ºano. O projeto CEM para o 3.º Ciclo surgiu, nesse ano letivo, como a continuidade natural e desejável a dar ao trabalho realizado nos ciclos anteriores.
O CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto teve início no ano letivo 2006/07, destinando-se essencialmente a professores que estavam a lecionar o 3º ano de escolaridade.
CEM - Construindo o Êxito em MatemáticaCEM - Construindo o Êxito em MatemáticaEsta iniciativa, promovida em parceria com o Centro de Competências de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira tem como principal objetivo proporcionar aos docentes desta disciplina a informação e o apoio necessários à mudança de práticas preconizada pela reestruturação do Programa de Matemática do Ensino Básico e melhorar as aprendizagens dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico nesta disciplina.

Cidadania Minimizar

O Feiticeiro do Norte – Peça de Teatro “As barrigas também têm dentro"O Feiticeiro do Norte – Peça de Teatro “As barrigas também têm dentro"A peça de teatro "As barrigas também têm dentro", da responsabilidade da Associação Cultural Feiticeiro do Norte, que se destina ao público em geral.
Concurso “Escola Alerta!”  2016-2017Concurso “Escola Alerta!” 2016-2017 O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. promove, este ano letivo, a XIII edição do Concurso "Escola Alerta!", que se destina a todos os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Parlamento dos Jovens - Ensino Básico (Nacional) - Edição 2016/2017Parlamento dos Jovens - Ensino Básico (Nacional) - Edição 2016/2017Projeto promovido pela Assembleia da República em parceria com a Secretaria Regional da Educação, dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e que tem como principal objetivo educar para a cidadania.
Carta da ConvivialidadeCarta da ConvivialidadeA Carta da Convivialidade Escolar é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.
Rede de Escolas Associadas à UNESCORede de Escolas Associadas à UNESCODesde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais áreas para alcançar este objetivo.
Projeto de História da MadeiraProjeto de História da MadeiraEste concurso, promovido pela Secretaria Regional de Educação, é direcionado aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira
Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER) - 2016/2017Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER) - 2016/2017Iniciativa direcionada a crianças e jovens desde o Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade.
 Parlamento Jovem Regional (XVII Edição) - Ano Letivo 2016/2017 Parlamento Jovem Regional (XVII Edição) - Ano Letivo 2016/2017O Projeto Parlamento Jovem Regional (XVII edição) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), em parceria com a Secretaria Regional de Educação (SRE) através da Direção Regional de Educação.

Tecnologias Adaptadas Minimizar

CRAECRAEO Centro de Recursos e Avaliação Especializada em TIC, tecnologias adaptadas e conteúdos escolares em formatos acessíveis para os estabelecimentos de educação e ensino ou outros serviços da administração pública. Após avaliação especializada pela equipa da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas são cedidas tecnologias adaptadas para utilização no meio escolar, estabelecimento de educação especial e/ou no domicílio.
TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas promove projetos de Teleaula ou apoio à distância, para alunos da DRE, impossibilitados de frequentar o ensino básico, secundário ou profissional de forma presencial.
TIC@ST TIC@ST A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas criou o Plano TIC para os serviços técnicos de educação ou ocupacionais. O projeto tem como objetivo combater a infoexclusão das pessoas com deficiência através de atividades TIC relevantes para cada um dos utentes e para o serviço técnico.
Comunicar Sem BarreirasComunicar Sem BarreirasO projeto tem como população-alvo pessoas com deficiência motora grave incluídas no meio escolar, a frequentar centros de atividades ocupacionais ou em meio hospitalar e para as quais a utilização de sistemas de acesso ao computador através do olhar, de movimentos da cabeça ou que anulem os efeitos do tremor sejam aconselháveis e promotores de inclusão. Foi distinguido a nível nacional, com o 1.º prémio na categoria “Inovação Pedagógica” dos Prémios de Reconhecimento à Educação.
Todos Podem lerTodos Podem lerO projeto da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas tem como finalidade a criação de livros inclusivos, de conteúdos adaptados - versões em formato digital, áudio, Braille, relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos ou em LGP - e a sua divulgação junto dos estabelecimentos de ensino, bibliotecas escolares, serviços educativos de museus, entre outras entidades, pode ser solicitada à daat.dre@madeira-edu.pt
Aprender@TAAprender@TAOs projetos: “Eu aprendo… com tecnologias adaptadas!” e “Eu posso aprender!” têm como objetivo promover a inclusão escolar e o desenvolvimento da literacia junto de alunos com PEA, perturbações emocionais e problemas de comunicação. Pretende-se facilitar estratégias que possibilitem encontrar respostas para alunos com dificuldades no acompanhamento do currículo escolar. Projectos co-financiados pela Fundação PT.

Tecnologias Educativas Minimizar

Projeto CAPERProjeto CAPERAtualmente, na sociedade moderna, a robótica educacional apresenta-se como uma componente fundamental na educação. Neste prisma, é notório que a capacidade no uso de tecnologias e a exploração/execução de trabalhos em grupo passaram a ser elementos essenciais no processo de uma aprendizagem significativa.
EDUCAMEDIA - Educação para os MediaEDUCAMEDIA - Educação para os MediaO programa Educamedia é composto por cinco projetos (TV Escola; Cinedesafios; Aprender com o Cinema, Webradio e TICultura),os quais possibilitam uma melhor qualidade da comunicação e do processo de conhecimento.
ProREDProREDProdução de recursos educativos digitais
Projeto MoodleEscolasProjeto MoodleEscolasO MoodleEscolas é um projeto da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos(SRERH), que visa disponibilizar a todas as escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) um espaço de aprendizagem dinâmico, interativo, eficaz e acima de tudo gratuito.
Apoio Escolar OnlineApoio Escolar OnlineVisa prestar apoio escolar a todos os alunos da Região Autónoma da Madeira que frequentam o 3.º ciclo ou secundário, promovendo a igualdade de oportunidades, contribuindo assim para o sucesso educativo.
TIC@EDUTIC@EDUApoio técnico-pedagógico para as Atividades de TIC da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
Pensarapido - Onde as escolas se encontram!Pensarapido - Onde as escolas se encontram!O Pensarápido é um jogo que permite aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, num ambiente descontraído e divertido. O Jogo permite ainda aos alunos da RAM comunicar em tempo real.