saltar para conteúdo

Contactos

Rua D. João nº57, Quinta Olinda
9054 - 510  Funchal 
Madeira Portugal
Telefone: 291 705 860
Telemóvel: 961 133 120  
Fax: 291 705 869
Email:dre@live.madeira-edu.pt

Matemática Minimizar

O CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo.
O CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo. No ano letivo 2010/2011 ocorreu a implementação do programa de matemática para o ensino básico, homologado em 2007, a nível do 7ºano. O projeto CEM para o 3.º Ciclo surgiu, nesse ano letivo, como a continuidade natural e desejável a dar ao trabalho realizado nos ciclos anteriores.
O CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto teve início no ano letivo 2006/07, destinando-se essencialmente a professores que estavam a lecionar o 3º ano de escolaridade.
CEM - Construindo o Êxito em MatemáticaCEM - Construindo o Êxito em MatemáticaEsta iniciativa, promovida em parceria com o Centro de Competências de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira tem como principal objetivo proporcionar aos docentes desta disciplina a informação e o apoio necessários à mudança de práticas preconizada pela reestruturação do Programa de Matemática do Ensino Básico e melhorar as aprendizagens dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico nesta disciplina.
AgenteXAgenteXO Agente X é um campeonato de resolução de problemas de Matemática para todos os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos da Região Autónoma da Madeira que se realiza numa plataforma online.

Cidadania Minimizar

XIV Edição do Projeto "Parlamento Jovem Regional" - Projetos de RecomendaçãoXIV Edição do Projeto "Parlamento Jovem Regional" - Projetos de RecomendaçãoXIV Edição do Projeto "Parlamento Jovem Regional" (XIV Edição)- Publicação dos Projetos de Recomendação para as Reuniões Preparatórias 2013-2014.
Projeto “Novos Rumos ao Mundo - Cidadania e Europa”Projeto “Novos Rumos ao Mundo - Cidadania e Europa”O Projeto “Novos Rumos ao Mundo - Cidadania e Europa”, promovido pela Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, tem por objetivo plantar no espírito das crianças a semente do espírito de cidadania.
Concurso "Escola Alerta" 2013-2014Concurso "Escola Alerta" 2013-2014O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promove, este ano letivo, mais uma edição do Concurso "Escola Alerta!" (2013/2014), XI Edição. Este concurso destina-se a todos os alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, visa sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência, constituindo-se como instrumento de formação de cidadãos e exercício de cidadania.
Parlamento Jovem RegionalParlamento Jovem RegionalIniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira, realizada com a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos que visa incentivar os jovens a uma participação cívica e política mais ativa.
Carta da ConvivialidadeCarta da ConvivialidadeA iniciativa Carta da Convivialidade Escolar resulta da determinação da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos (SRE) em colaborar com as escolas na análise e intervenção ao nível dos vários fenómenos de violência escolar e o foco da sua ação centra-se na estimulação de um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.
Parlamento dos Jovens - Ensino Básico (Nacional)Parlamento dos Jovens - Ensino Básico (Nacional)Projeto promovido pela Assembleia da República em parceria com a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e que tem como principal objetivo educar para a cidadania.

Ciências e Educação Ambiental Minimizar

Prémio da Fundação Ilídio Pinho Concurso "Ciência na Escola" 11ª Edição 2013-2014.Prémio da Fundação Ilídio Pinho Concurso "Ciência na Escola" 11ª Edição 2013-2014.A Fundação Ilídio Pinho em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia promove a 11ª edição do Concurso “Ciência da Escola” 2013-2014.
Concurso Biodiversidade - 3ª EdiçãoConcurso Biodiversidade - 3ª EdiçãoO Departamento de Ciência apresenta a 3ª Edição do Concurso de texto e fotografia Biodiversidade apelando à observação, à pesquisa, ao estudo e a uma reflexão ativa.
Concurso educativo: "Sou 5 estrelas!"Concurso educativo: "Sou 5 estrelas!"Iniciativa dirigida aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos dos Ensinos Básico e utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais, promovida pelo museu da Baleia da Madeira - Município de Machico, em colaboração com o Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira e da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira.
Parque Natural - Educação AmbientalParque Natural - Educação AmbientalO Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) desenvolve atividades de informação e educação ambiental, com o objetivo de informar, sensibilizar e divulgar o património natural do arquipélago, adequadas para alunos do pré-escolar (a partir dos 4 anos), 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Eco-EscolasEco-EscolasÉ um Programa Internacional da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, coordenado ao nível Nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa, e ao nível Regional pela Direção Regional do Ambiente, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, e pretende encorajar e premiar ações na melhoria do desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
Promoção e sensibilização ambientalPromoção e sensibilização ambientalA Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza desenvolve um programa destinado a crianças da Educação Pré-Escolar e a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, cujo lema é “Proteger e Preservar a Floresta da Madeira, o habitat da Biodiversidade… O Encontro entre a natureza e o Homem”.

Educação para a Saúde Minimizar

Campanha Educativa "A Verdade sobre as Drogas" - Programa de Educação Mundial sobre as DrogasCampanha Educativa "A Verdade sobre as Drogas" - Programa de Educação Mundial sobre as DrogasA Fundação para um Mundo Sem Drogas é uma corporação de benefício público sem fins lucrativos, que proporciona aos jovens e adultos toda a informação necessária para a prevenção da toxicodependência de modo a que cada individuo possa tomar as suas decisões e viver livre de drogas.
3ª Edição - Heróis da Fruta (Lanche Escolar Saudável)3ª Edição - Heróis da Fruta (Lanche Escolar Saudável)No âmbito do Programa de Educação para a Saúde está aberto a todas as escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância de Portugal as inscrições no Projeto "Heróis da Fruta", promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil APCOI.
AtlanteAtlanteO programa ATLANTE – Enfrentar o Desafio das Drogas, promovido pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, é dirigido a alunos dos 12 aos 16 anos e tem como objetivo dotar os alunos de informação, atitudes e promover valores e competências necessárias para decidir de forma racional e autónoma perante a oferta de drogas.
Rede de Bufetes Escolares Saudáveis - RBESRede de Bufetes Escolares Saudáveis - RBESNeste projeto as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário envolvem alunos, professores e restante comunidade escolar em atividades promotoras de uma alimentação saudável.
Educação para a Sexualidade e Afetos - ESAEducação para a Sexualidade e Afetos - ESAEste projeto é dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e tem como finalidade a promoção de comportamentos saudáveis e a vivência de relações interpessoais gratificantes entre os jovens, no sentido de efetivar a educação para a sexualidade e para os afetos.

Tecnologias Adaptadas Minimizar

CRAECRAEO Centro de Recursos e Avaliação Especializada em TIC, tecnologias adaptadas e conteúdos escolares em formatos acessíveis para os estabelecimentos de educação e ensino ou outros serviços da administração pública. Após avaliação especializada pela equipa da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas são cedidas tecnologias adaptadas para utilização no meio escolar, estabelecimento de educação especial e/ou no domicílio.
TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas promove projetos de Teleaula ou apoio à distância, para alunos da DRE, impossibilitados de frequentar o ensino básico, secundário ou profissional de forma presencial.
TIC@ST TIC@ST A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas criou o Plano TIC para os serviços técnicos de educação ou ocupacionais. O projeto tem como objetivo combater a infoexclusão das pessoas com deficiência através de atividades TIC relevantes para cada um dos utentes e para o serviço técnico.
Comunicar Sem BarreirasComunicar Sem BarreirasO projeto tem como população-alvo pessoas com deficiência motora grave incluídas no meio escolar, a frequentar centros de atividades ocupacionais ou em meio hospitalar e para as quais a utilização de sistemas de acesso ao computador através do olhar, de movimentos da cabeça ou que anulem os efeitos do tremor sejam aconselháveis e promotores de inclusão. Foi distinguido a nível nacional, com o 1.º prémio na categoria “Inovação Pedagógica” dos Prémios de Reconhecimento à Educação.
Todos Podem lerTodos Podem lerO projeto da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas tem como finalidade a criação de livros inclusivos, de conteúdos adaptados - versões em formato digital, áudio, Braille, relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos ou em LGP - e a sua divulgação junto dos estabelecimentos de ensino, bibliotecas escolares, serviços educativos de museus, entre outras entidades, pode ser solicitada à daat.dre@madeira-edu.pt
Aprender@TAAprender@TAOs projetos: “Eu aprendo… com tecnologias adaptadas!” e “Eu posso aprender!” têm como objetivo promover a inclusão escolar e o desenvolvimento da literacia junto de alunos com PEA, perturbações emocionais e problemas de comunicação. Pretende-se facilitar estratégias que possibilitem encontrar respostas para alunos com dificuldades no acompanhamento do currículo escolar. Projectos co-financiados pela Fundação PT.

Tecnologias Educativas Minimizar

Inscrições abertas para a 2ª Edição do Encontro Robo@TICInscrições abertas para a 2ª Edição do Encontro Robo@TICJá se encontram abertas as inscrições para o 2º Encontro Robo@TIC 2013/2014. O evento será dinamizado pelos coordenadores do projeto CAPER na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no dia 23 de Abril.
Abertas inscrições para o Encontro Robo@TIC 2013/2014Abertas inscrições para o Encontro Robo@TIC 2013/2014Já se encontram abertas as inscrições para o Encontro Robo@TIC 2013/2014. O evento será dinamizado pelos coordenadores do projeto CAPER na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no próximo dia 7 de Março.
Projeto MoodleEscolasProjeto MoodleEscolasO MoodleEscolas é um projeto da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos(SRERH), que visa disponibilizar a todas as escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) um espaço de aprendizagem dinâmico, interativo, eficaz e acima de tudo gratuito.
Projeto CAPERProjeto CAPERAtualmente, na sociedade moderna, a robótica educacional apresenta-se como uma componente fundamental na educação. Neste prisma, é notório que a capacidade no uso de tecnologias e a exploração/execução de trabalhos em grupo passaram a ser elementos essenciais no processo de uma aprendizagem significativa.
Apoio Escolar OnlineApoio Escolar OnlineVisa prestar apoio escolar a todos os alunos da Região Autónoma da Madeira que frequentam o 3.º ciclo ou secundário, promovendo a igualdade de oportunidades, contribuindo assim para o sucesso educativo.
Projeto de Educação para os mediaProjeto de Educação para os mediaO projeto é composto por cinco subprojetos (TV escola; Webradio – escola; Cinema em sala de aula; Literacia e Publicidade e Produção Audiovisual), os quais possibilitam uma melhor qualidade da comunicação e do processo de conhecimento.
TIC@EDUTIC@EDUApoio técnico-pedagógico para as Atividades de TIC da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
Pré-RomPré-RomProdução de Conteúdos Multimédia para a Educação Pré-Escolar
Pensarapido - Onde as escolas se encontram!Pensarapido - Onde as escolas se encontram!O Pensarápido é um jogo que permite aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, num ambiente descontraído e divertido. O Jogo permite ainda aos alunos da RAM comunicar em tempo real.