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Matemática Minimizar

O CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo.
O CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 3.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto CEM (Construir o Êxito em Matemática) para o 2.º Ciclo iniciou-se no ano lectivo 2008/2009 e surge como a continuidade do trabalho realizado no 1ºciclo. No ano letivo 2010/2011 ocorreu a implementação do programa de matemática para o ensino básico, homologado em 2007, a nível do 7ºano. O projeto CEM para o 3.º Ciclo surgiu, nesse ano letivo, como a continuidade natural e desejável a dar ao trabalho realizado nos ciclos anteriores.
O CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO CEM no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO projeto teve início no ano letivo 2006/07, destinando-se essencialmente a professores que estavam a lecionar o 3º ano de escolaridade.
CEM - Construindo o Êxito em MatemáticaCEM - Construindo o Êxito em MatemáticaEsta iniciativa, promovida em parceria com o Centro de Competências de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira tem como principal objetivo proporcionar aos docentes desta disciplina a informação e o apoio necessários à mudança de práticas preconizada pela reestruturação do Programa de Matemática do Ensino Básico e melhorar as aprendizagens dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico nesta disciplina.
AgenteXAgenteXO Agente X é um campeonato de resolução de problemas de Matemática para todos os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos da Região Autónoma da Madeira que se realiza numa plataforma online.

Tecnologias Adaptadas Minimizar

CRAECRAEO Centro de Recursos e Avaliação Especializada em TIC, tecnologias adaptadas e conteúdos escolares em formatos acessíveis para os estabelecimentos de educação e ensino ou outros serviços da administração pública. Após avaliação especializada pela equipa da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas são cedidas tecnologias adaptadas para utilização no meio escolar, estabelecimento de educação especial e/ou no domicílio.
TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”TeleAula – “Aprender Sem Barreiras”A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas promove projetos de Teleaula ou apoio à distância, para alunos da DRE, impossibilitados de frequentar o ensino básico, secundário ou profissional de forma presencial.
TIC@ST TIC@ST A Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas criou o Plano TIC para os serviços técnicos de educação ou ocupacionais. O projeto tem como objetivo combater a infoexclusão das pessoas com deficiência através de atividades TIC relevantes para cada um dos utentes e para o serviço técnico.
Comunicar Sem BarreirasComunicar Sem BarreirasO projeto tem como população-alvo pessoas com deficiência motora grave incluídas no meio escolar, a frequentar centros de atividades ocupacionais ou em meio hospitalar e para as quais a utilização de sistemas de acesso ao computador através do olhar, de movimentos da cabeça ou que anulem os efeitos do tremor sejam aconselháveis e promotores de inclusão. Foi distinguido a nível nacional, com o 1.º prémio na categoria “Inovação Pedagógica” dos Prémios de Reconhecimento à Educação.
Todos Podem lerTodos Podem lerO projeto da Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas tem como finalidade a criação de livros inclusivos, de conteúdos adaptados - versões em formato digital, áudio, Braille, relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos ou em LGP - e a sua divulgação junto dos estabelecimentos de ensino, bibliotecas escolares, serviços educativos de museus, entre outras entidades, pode ser solicitada à daat.dre@madeira-edu.pt
Aprender@TAAprender@TAOs projetos: “Eu aprendo… com tecnologias adaptadas!” e “Eu posso aprender!” têm como objetivo promover a inclusão escolar e o desenvolvimento da literacia junto de alunos com PEA, perturbações emocionais e problemas de comunicação. Pretende-se facilitar estratégias que possibilitem encontrar respostas para alunos com dificuldades no acompanhamento do currículo escolar. Projectos co-financiados pela Fundação PT.

Tecnologias Educativas Minimizar

EDUCAMEDIA - Educação para os MediaEDUCAMEDIA - Educação para os MediaO programa Educamedia é composto por quatro projetos (TV Escola; Cinedesafios; Aprender com o Cinema e Webradio),os quais possibilitam uma melhor qualidade da comunicação e do processo de conhecimento.
Projeto MoodleEscolasProjeto MoodleEscolasO MoodleEscolas é um projeto da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos(SRERH), que visa disponibilizar a todas as escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) um espaço de aprendizagem dinâmico, interativo, eficaz e acima de tudo gratuito.
Projeto CAPERProjeto CAPERAtualmente, na sociedade moderna, a robótica educacional apresenta-se como uma componente fundamental na educação. Neste prisma, é notório que a capacidade no uso de tecnologias e a exploração/execução de trabalhos em grupo passaram a ser elementos essenciais no processo de uma aprendizagem significativa.
Apoio Escolar OnlineApoio Escolar OnlineVisa prestar apoio escolar a todos os alunos da Região Autónoma da Madeira que frequentam o 3.º ciclo ou secundário, promovendo a igualdade de oportunidades, contribuindo assim para o sucesso educativo.
TIC@EDUTIC@EDUApoio técnico-pedagógico para as Atividades de TIC da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
Pré-RomPré-RomProdução de Conteúdos Multimédia para a Educação Pré-Escolar
Pensarapido - Onde as escolas se encontram!Pensarapido - Onde as escolas se encontram!O Pensarápido é um jogo que permite aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, num ambiente descontraído e divertido. O Jogo permite ainda aos alunos da RAM comunicar em tempo real.