saltar para conteúdo

Visualizar informação

Cerimónia de entrega de Prémios, a nível regional, do concurso Ciência na Escola

No próximo dia 25 de janeiro de 2016, pelas 11h30, realiza-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira e Lamaceiros, a Cerimónia de entrega de Prémios, a nível regional, do concurso “Ciência na Escola”, uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, o Ministério da Economia e com a colaboração da Secretaria Regional de Educação. 22-01-2016 SRE / Direção Regional Educação
Cerimónia de entrega de Prémios, a nível regional, do concurso Ciência na Escola No próximo dia 25 de janeiro de 2016, pelas 11h30, realiza-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira e Lamaceiros, a Cerimónia de entrega de Prémios, a nível regional, do concurso “Ciência na Escola”, uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, o Ministério da Economia e com a colaboração da Secretaria Regional de Educação. 
Este é um concurso de âmbito nacional, destinado a todos os alunos da educação pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, visando incentivar o interesse das crianças e jovens em idade escolar pelas ciências, através do apoio a projetos inovadores de educação e formação. 
No presente ano letivo, os projetos a concurso, subordinados ao tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, pretenderam demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos. Foram valorizados aspetos como a visão multidisciplinar, a criatividade e inovação, o impacto social, o potencial de execução e o valor da ideia.
Aos projetos vencedores, a nível regional, foram atribuídos prémios de valor monetário para o desenvolvimento dos mesmos.
No 1.º escalão (pré-escolar) foram selecionadas a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Porto da Cruz, com o projeto “Fauna e flora: saco pró pão natureza no coração”, e a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo da Guiné, com o projeto “Aprender com os vulcões, solos e rochas”, agraciadas cada uma com um cheque no valor de 200 Euros. 
No 2.º escalão (1.º ciclo), venceu a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira e Lamaceiros com o projeto “AQUECES com renováveis - Água quente utilizando exclusivamente coletores de energia solar”, contemplada com um cheque no valor de 300 Euros. 
No 3.º escalão (2.º ciclo) ficou classificada a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Curral das Freiras com o projeto “A Rota do Linho: uma experiência pedagógica centrada na tecnologia tradicional do linho”, premiada com um cheque no valor de 400 Euros.
No 4.º escalão (3.º ciclo) destacou-se a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) com o projeto “Sustentabiliza-Te Santana”, tendo como prémio um cheque no valor de 500 Euros.
Finalmente, no 5.º escalão (ensino secundário) venceu o projeto da Escola Básica e Secundária da Calheta, “Banana feia, banana verde”, sendo-lhe atribuído um cheque no valor de 500 Euros.
No cômputo geral, este concurso premiou o trabalho de cerca de 180 alunos da Madeira que numa segunda etapa, fase de desenvolvimento, irão desenvolver, com a orientação dos seus professores e colaboração de algumas entidades parceiras, os seus projetos vencedores. 
Estes projetos são candidatos ao Prémio Final, fase nacional, onde em edições anteriores a Madeira arrecadou vários prémios, designadamente:
10.ª Edição (2012/2013) - a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Câmara de Lobos ficou em 2.º lugar, na categoria 2.º escalão (1.º ciclo) com um prémio no valor de 7.500 Euros;
11.ª Edição (2013/2014) - a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Porto da Cruz foi agraciada com uma menção honrosa no valor de 1.000 Euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar);
12.ª Edição (2014/2015) - a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Porto da Cruz voltou a ganhar uma menção honrosa no valor de 1.000 Euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar) e a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) recebeu, também, uma menção honrosa no valor de 2.250 euros, na categoria 3.º escalão (2.º e 3.º ciclos).
Esta cerimónia contará com a presença do Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho e do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, entre outros convidados.