saltar para conteúdo

Visualizar informação

A RBES vai à Quinta Vigia

Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES) 04-05-2018 SRE / Direção Regional Educação
A RBES vai à Quinta Vigia
No dia 9 de maio, entre as 9h30 e as 13h00, irá decorrer a atividade: “A RBES vai à Quinta Vigia”. Este convívio educativo reúne alunos e professores dos estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundário que integram o projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES), num total de cerca de 100 participantes. 
A RBES é um projeto da Secretaria Regional de Educação, coordenado pela Direção Regional de Educação, que se iniciou em 2001/2002, em 6 escolas dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário – escolas que disponibilizavam produtos alimentares aos alunos nos respetivos bares - e que conta, no presente ano letivo, com 20 dos 35 estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos da rede de ensino público e particular.
Este projeto, dirigido a esta tipologia de escolas, tem como objetivo principal que os alunos em cada uma destas escolas possam desenvolver o seu projeto de educação alimentar, através de um processo que passa por diversas metodologias e estratégias: promoção de informação e formação a toda a comunidade escolar (professores, alunos, famílias e pessoal não docente); escolha e confeção de alimentos nutricionalmente consistentes; construção de dietas diversificadas e de qualidade nutricional e técnicas de marketing e venda. O objetivo primordial é que os alunos e respetivas famílias, num processo educativo interligado e com continuidade ao longo da vida, façam escolhas nutricionalmente equilibradas em detrimento doutras que se possam constituir como alternativas menos saudáveis e com elevadas repercussões indesejáveis para o indivíduo e sociedade.
No presente ano letivo, a Secretaria Regional de Educação associou-se à Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS).  A ERPASS é um grupo intersectorial constituído por representantes da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Secretaria Regional da Saúde e Secretaria Regional de Educação.
 A Estratégia Regional de Alimentação Saudável e Segura foi apresentada publicamente no dia 29 maio de 2017, e visa, através de um conjunto concertado de medidas, capacitar os alunos/cidadãos para a adoção de práticas alimentares saudáveis.