saltar para conteúdo

Visualizar informação

Alunos Madeirenses em destaque no parlamento dos jovens

Os alunos representantes da Madeira conseguiram fazer aprovar duas das suas quatro medidas de recomendação sobre a Igualdade de Género, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – Básico que decorreu na Assembleia da República nos dias 16 e 17 de abril. 23-04-2018 SRE / Direção Regional Educação
Alunos Madeirenses em destaque no parlamento dos jovens

Alunos madeirenses em destaque no parlamento dos jovens

Os alunos representantes da Madeira conseguiram fazer aprovar duas das suas quatro medidas de recomendação sobre a Igualdade de Género, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – Básico que decorreu na Assembleia da República nos dias 16 e 17 de abril.
Clara Vasconcelos (porta-voz) e António Rodrigues, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, e João Francisco Brazão e António Gonçalves, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, foram os jovens deputados que, eleitos pelos seus pares na Sessão Regional de 19 de fevereiro, defenderam o Projeto de recomendação da Região Autónoma da Madeira na Assembleia da República.
Os alunos madeirenses conseguiram que o seu projeto fosse o mais votado na generalidade, na 1º Comissão, onde estiveram presentes, além da representação da Madeira, os círculos de Braga, Coimbra, Fora da Europa, Lisboa, Porto e Viana do Castelo, num total de 34 deputados.
As propostas de recomendação da Madeira que passaram à Sessão Plenária foram as seguintes:
- Promover campanhas de âmbito nacional com a colaboração do Ministério da Educação, em parceria com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e com personalidades públicas (desporto, música, televisão, cinema e teatro) com o objetivo de sensibilizar a população, tendo em atenção o combate ao estereótipo de género.
- Fomentar a harmonização das responsabilidades das mulheres e dos homens no que respeita ao trabalho e à família, através da revisão da estrutura curricular, de forma a incluir no projeto educativo, na disciplina de Formação Pessoal e Social, momentos de reflexão e de partilha que estimulem nas crianças e nos/nas jovens a responsabilidade cívica e moral dos deveres que cabem a todos, sempre com a premissa da igualdade entre géneros.
A 1ª Comissão aprovou cinco das 16 medidas de recomendação, a serem presentes à Sessão Plenária, onde os 132 jovens deputados presentes aprovariam oito medidas de recomendação à Assembleia da República, rejeitando outras oito. Todas as cinco medidas da 1ª Comissão (onde estiveram os deputados madeirenses) foram incluídas na Recomendação.
Os jovens deputados foram acompanhadas pelas alunas Ana Carolina Aveiro (Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva) e Mariana Guarda (Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia), como repórteres dos jornais das suas escolas, que concorrerão ao Prémio de Reportagem do Projeto Parlamento dos Jovens, e por um professor coordenador de cada escola representante.