saltar para conteúdo

Visualizar informação

Parlamento dos Jovens - Sessão Nacional

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência e das Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nos Açores e na Madeira, e visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa, que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos, vivenciando, desta forma, os princípios democráticos de uma cidadania 22-06-2017 SRE / Direção Regional Educação
Parlamento dos Jovens - Sessão Nacional O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência e das Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nos Açores e na Madeira, e visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa, que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos, vivenciando, desta forma, os princípios democráticos de uma cidadania ativa.

Neste ano letivo o Projeto teve como tema: “Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer!” e contou, na primeira fase, ao nível Regional, com a participação de treze escolas da Região Autónoma da Madeira: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Prof. Francisco M. S. Barreto, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Curral das Freiras, Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, Escola Básica e Secundária da Calheta, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Para a Sessão Nacional que decorreu na Assembleia da República, nos dias 22 e 23 de maio, foram eleitos os deputados da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia e da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Cada escola levou dois alunos-deputados e um jornalista e, uma vez que o presidente de Mesa da Sessão Regional foi eleito para vice-presidente de Mesa da Sessão Nacional, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, acabou por levar mais um aluno-deputado.

Esta edição contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha e do Coordenador da Equipa do Parlamento do Jovens, o Deputado, Dr. Pedro Pimpão.

No dia 22 de maio realizaram-se as Reuniões das Comissões, ou seja, os 22 distritos representados na Assembleia da República (18 distritos de Portugal Continental, a Madeira, os Açores, um círculo da Europa e um de fora da Europa), foram divididos por quatro comissões. De salientar que o projeto da Madeira foi o mais votado na 1.ª Comissão composta pelos círculos eleitorais de Bragança, Europa, Beja, Leiria, Santarém, Madeira, Porto e Viseu. A Sessão Plenária realizou-se no dia 23 de maio, na sala do Senado e duas recomendações da Madeira foram aprovadas e estão presentes no Projeto de Recomendação Nacional que será apresentado e analisado pelos Deputados da Assembleia da República.

Os nossos alunos e professores estão todos de parabéns, pois mais uma vez, a Região Autónoma da Madeira foi muito bem representada!