saltar para conteúdo

Visualizar informação

Final do 1.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [1CRJM]

Realizou-se, no passado dia 26 de maio, a Final do 1.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [1CRJM], na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes. A iniciativa, da responsabilidade da Direção Regional de Educação, reuniu, neste ano de lançamento, 46 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, num total de 134 alunos e 46 professores. 08-06-2017 SRE / Direção Regional Educação
Final do 1.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [1CRJM]

Realizou-se, no passado dia 26 de maio, a Final do 1.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [1CRJM], na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes. A iniciativa, da responsabilidade da Direção Regional de Educação, reuniu, neste ano de lançamento, 46 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, num total de 134 alunos e 46 professores.
O Campeonato era composto por três jogos de tabuleiro - “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastros” - que têm um aspeto vulgar e como característica base o facto de fazerem apelo ao raciocínio muito rigoroso e criativo, e isso é exatamente o que é a Matemática: o prazer de pensar!
Os alunos, antes e depois de cada Torneio, tinham à sua disposição um espaço lúdico com uma panóplia variada de jogos de estratégia, bem como atividades de robótica, que mereceram a sua adesão massiva. 
A sessão de encerramento e entrega de prémios contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, da Adjunta da Área Pedagógica da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Dra. Carla Escórcio e de alguns representantes das instituições privadas que apoiaram a iniciativa.
Os vencedores do jogo “Semáforo” foram os seguintes: 
1.º lugar - Rodrigo Silva Escórcio, aluno do 4.º ano da EB123/PE Prof. Francisco Manuel S. Barreto (Fajã da Ovelha); 
2.º lugar - Joana Faria da Corte, aluna do 4.º ano da EB1/PE/Creche da Ribeira Brava; 
3.º lugar - Francisco José Nóbrega Fernandes, aluno do 3.º ano do Externato de São João (Funchal). 

Os vencedores do jogo “Gatos & Cães” foram os seguintes: 
1.º lugar - Afonso Sousa Serrão, aluno do 4.º ano da EB1/PE do Covão (Câmara de Lobos); 
2.º lugar - Afonso David Gonçalves de Sousa, aluno do 3.º ano da EB1/PE de Câmara de Lobos; 
3.º lugar - Rinat Vasilev, aluno do 4.º ano da EB1/PE da Lombada - S. Martinho.

Os vencedores do jogo “Rastros” foram os seguintes: 
1.º lugar - João Guilherme Perestrelo Figueira, aluno do 3.º ano da EB1/PE Eng. Luís Santos Costa (Machico); 
2.º lugar - José Afonso Soares Abreu, aluno do 4.º ano da EB1/PE/Creche da Ribeira Brava; 
3.º lugar - Leonardo Gomes Sousa, aluno do 4.º ano da EB1/PE da Tabua. 

Os vencedores receberam material escolar da Papelaria São Bento, da Ribeira Brava, jogos de estratégia, da Papelaria Jaime Moniz/Mundo da Esperança, material lúdico da Imaginarium e um livro da Leya (Gailivro e Texto).