saltar para conteúdo

Visualizar Informação

Documentos de Apoio: "Direção de Turma, Configurações Interativas e Estratégias na Sala de Aula"

Formador: Carlos Alberto Gomes 04-05-2017 SRE / Direção Regional Educação
Documentos de Apoio: "Direção de Turma, Configurações Interativas e Estratégias na Sala de Aula"

A Direção Regional de Educação promoveu o curso de formação “Direção de Turma, Configurações Interativas e Estratégias na Sala de Aula”, que decorreu nos dias 28 e 29 de abril de 2017 no Funchal.

O formador que dinamizou a ação de formação foi o Professor Doutor Carlos Alberto Gomes, doutorado em Sociologia da Educação, Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Tem publicados 11 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui ainda 3 livros publicados “Guerra e paz na sala de aula: pesquisa e análise sociológica em escolas portuguesas”, “Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo” e “Conflito e cooperação na escola secundária portuguesa: uma análise sociológica da interacção na sala de aula”. Do seu vasto currículo constam ainda 2 itens de produção técnica “Políticas de combate ao insucesso escolar” e “A interacção selectiva na escola de massas”.

A ação teve como principal objetivo contribuir para que os formandos adquirissem conhecimentos, instrumentos e capacidades de análise sociológica, com utilidade para a gestão educativa e pedagógica do complexo contexto interativo da sala de aula.

Contribuiu ainda para uma melhor adequação das práticas educativas e pedagógicas às realidades contemporâneas, no contexto particular da sociedade portuguesa, dotando os formandos de instrumentos de intervenção com utilidade para o desempenho das suas funções enquanto diretores de turma.

Esta formação serviu ainda para uma atualização científica e para uma mudança de métodos, hábitos, atitudes e comportamentos, viabilizando a melhoria da qualidade da educação e consequentemente o sucesso educativo dos alunos, promovendo um ensino de qualidade para todos, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade da escola pública. 

Informam-se todos os interessados que se encontram, em anexo, os documentos de apoio à atividade formativa.